Aeronaves acessíveis com poltronas deslizantes. Liberdade para rodas a bordo.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

10 de maio de 2021

Aeronaves acessíveis com poltronas deslizantes. Há uma pressão crescente para que as companhias aéreas ofereçam aos passageiros com deficiência maior conforto e dignidade a bordo das aeronaves, e vários designers industriais do setor de aviação vêm criando designs inovadores para lidar com esse movimento. O projeto mais recente vem da Molon Labe Seating, uma pequena, mas criativa empresa de design de assentos de aeronaves com sede em Denver que desenvolveu uma maneira de os passageiros voarem sentados em suas próprias cadeiras de rodas – um ponto crucial, pois suas cadeiras são frequentemente otimizadas para seu suporte às necessidades e conforto pessoal, e os passageiros com deficiência preocupam-se com danos às suas cadeiras se transportados no porão.

O design de Molon Labe, denominado Freedom Seat, é baseado no design Side-Slip Seat (S3) existente da empresa, assim chamado porque permite que o assento do corredor deslize sobre o assento central para criar um corredor mais largo para embarque mais eficiente na aeronave. Os princípios e hardware do S3 foram transportados para o Freedom Seat, com a modificação principal sendo uma mudança de um assento triplo econômico para assentos duplos mais largos. Embora o assento central na configuração tripla não possa ser sentado durante o voo (ele só é implantado durante o embarque), os assentos mais largos da dupla permitem que a tripulação deslize o assento do corredor completamente sobre o assento da janela (que é um pouco mais baixo), abrindo 32-36 pol de espaço no chão, o que é suficiente para proteger uma cadeira de rodas. As cadeiras de rodas manuais e motorizadas podem caber no espaço, preso ao chão para vôo usando um sistema de ancoragem Q’Straint – um hardware já certificado pelo DoT dos EUA e usado para proteger cadeiras de rodas em ônibus e trens.

foto mostra, de uma visão rente ao piso, a parte inferior de uma cadeira de rodas, conectada a uma sistema de fixação no piso através de uma haste

Este último ponto é importante, pois em fevereiro de 2020 a FAA (Federal Aviation Administration) que é a entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pelos regulamentos e todos os aspectos da aviação civil nos Estados Unidos, indicou que deseja trabalhar rapidamente para permitir que cadeiras de rodas sejam aprovadas nos requisitos de certificação da FAA. Assim, a FAA levará em consideração muitos dos testes e regulamentos já em vigor com veículos aprovados para cadeiras de rodas pelo Departamento de Transportes para agilizar esse processo o mais rápido possível. Os problemas de saída serão uma consideração especial para a aviação.

Hank Scott, fundador e CEO da Molon Labe Seating afirmou que um benefício do design, além do acesso para deficientes, é que “as companhias aéreas não perdem imóveis ou receita”.

O lado do hardware não é problema para a Molon Labe, pois o design é baseado em uma tecnologia patenteada e comprovada. No entanto, o financiamento é um problema maior, e Molon Labe está buscando apoio financeiro por meio de crowdfunding para trazer o Freedom Seat para o mercado, pois atualmente não tem a capacidade de desenvolver um modelo de assento adicional. A campanha de arrecadação de fundos é intitulada ‘Projeto Winged Chariot’ e o dinheiro arrecadado será usado para projetar, projetar, analisar, testar e certificar o Freedom Seat e como capital de giro geral. Os fundos também serão usados ​​para construir protótipos para que as companhias aéreas possam usar para avaliar e modificar o projeto para atender às necessidades exatas dos clientes. De acordo com Molon Labe, geralmente custa “mais de US $ 5 milhões” para concluir todo o trabalho de design, engenharia, análise e teste de colisão necessários para obter a certificação FAA de um novo design de assento de avião.

um senhor sentado em uma cadeira motorizada, está posicionado ao lado de uma poltrona de avião, num ambiente simulado de um estúdio fotográfico

A campanha está bem programada, pois em setembro de 2019, o Departamento de Transporte dos EUA anunciou a formação do Comitê Consultivo da Lei de Acesso às Transportadoras Aéreas (Comitê Consultivo da ACAA), estabelecido de acordo com a Lei de Reautorização da FAA de 2018.

O comitê está trabalhando para melhorar a experiência de viagens aéreas de passageiros com deficiência e para aumentar seu acesso às viagens aéreas. A Lei de Reautorização da FAA também incluiu o mandato para realizar um estudo sobre a viabilidade de sistemas de retenção para cadeiras de rodas na cabine e as acomodações necessárias subsequentes.

Christopher Wood, fundador da Flyingdisabled.org , que também é consultor de acessibilidade de aviação e membro do Grupo Consultivo de Acesso a Viagens Aéreas da CAA do Reino Unido, deu a seguinte declaração à Aircraft Interiors International : “Acho que o que Molon Labe e JPA desenvolveram é excepcional e verdadeiramente inovador. Ele oferece uma janela de esperança para todos aqueles que desejam voar sentados em suas próprias cadeiras de rodas elétricas. Não é o caso de como será feito, mas sim de quando. No entanto, estes são tempos sombrios para a indústria da aviação e devemos, antes de mais nada, oferecer ajuda e amizade onde pudermos, para que ainda tenhamos uma indústria que irá inovar e voar. ”

Molon Labe fez parceria com especialistas da indústria para o projeto, engenharia, teste e certificação do Freedom Seat:

Q’Straint: Sistema de encaixe para cadeira de rodas
Quantum Rehab: Fabricante de cadeiras de rodas
Allwheelsup.org: Defensores da acessibilidade nos EUA 
Flyingdisabled.org: Defensores da acessibilidade no Reino Unido
Primus Aerospace: Fabricação

National Institute of Aviation Research: Análise e teste
JPA Design: Projeto conceitual

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