Scooter elétrico em loja. Vantagens de oferecer equipamento auxiliar para mobilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

3 de maio de 2021

Se você possui uma loja de grande porte, como supermercados e shoppings, é essencial se preocupar com a acessibilidade para todo tipo de público. Além de ser um direito garantido por lei, adotar medidas com esse foco apresenta diversos benefícios para o estabelecimento e sua marca.

Além disso, todo consumidor deve ter conhecimento de certas possibilidades e produtos que existem para facilitar o seu deslocamento, vivenciando da melhor experiência possível.

A oferta de scooter elétrico para os clientes é uma dessas medidas. Em casos de grandes estabelecimentos a prática é obrigatória, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência, idosos, gestantes ou outros clientes que possuem dificuldade de locomoção.

Por isso, listamos vantagens em possuir scooters elétricos em lojas ou outros estabelecimentos, e como isso pode impactar positivamente! Confira:

Por que possuir o scooter em loja?

As pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, seja temporária ou permanente, estão cada vez mais inseridas em todos os setores que envolvem a economia. Com os benefícios da tecnologia assistiva, muitas pessoas possuem a vida economicamente ativa, por isso, diversos estabelecimentos estão se renovando e apostando em alternativas para atender diversos públicos com qualidade.

Emerson Gonçalves é gerente geral do Macro Atacado Treichel, localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e fala sobre os benefícios dos Scooters Elétricos Freedom no estabelecimento. “Começamos a implementar desde o começo e depois aumentamos a frota para tentar atender esse público, assim como para atingir cada vez mais um público variado. Hoje temos quatro em funcionamento e dois em manutenção, que tivemos que correr atrás rapidamente para solucionar o problema por conta do movimento. Tem dias que o pessoal chega a ficar esperando porque todos os carrinhos já estão em uso”.

O scooter elétrico pode ser fornecido para atender pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida, gestantes, pessoas sem algum membro do corpo ou com algum tipo de problema de saúde, para que se locomovam com facilidade e possam desfrutar do ambiente de forma inclusiva e confortável. “Nós já temos um público certo, normalmente os que usam os scooters elétricos são clientes assíduos da empresa, que frequentam muito por causa da loja em si, mas também porque oferecemos os equipamentos, fazendo com que não dependam de outras pessoas para frequentar o local”, ressalta Emerson.

Jane Botelho é cliente do Macro Atacado Treichel e utiliza os scooters para que sua mãe, Rosa Botelho de 62 anos, possa lhe acompanhar nas compras. “Não faz muito tempo que começarmos a usar, pois faz pouco que ela [Rosa Botelho] começou a ficar mais fraca. Mas já posso dizer que me ajuda muito, porque eu sempre tenho que levar ela comigo aos lugares. Então, quando ela faz hemodiálise, ou algum tratamento mais desgastante, [o scooter] é bem necessário”, conta Jane.

É possível encontrar scooters elétricos mesmo em lojas onde o oferecimento não é obrigatório. Isso acontece porque a prática traz outros benefícios para o estabelecimento, como criar uma imagem positiva para a empresa e aumentar o número de clientes do local e sua fidelidade, promovendo a acessibilidade e a credibilidade da loja.

Veja 8 vantagens do scooter em loja!

Ainda está na dúvida sobre os benefícios dos scoorters elétricos em lojas e supermercados? Listamos 8 vantagens que dão resultados positivos! Veja elas:

1. Atender a lei

Como falamos, para determinados estabelecimentos oferecer um scooter elétrico é uma obrigação garantida em lei. Além dessa prática, outras atividades são obrigações de todo estabelecimento comercial, tais como:

  • instalação de rampas de acesso e corrimãos;
  • banheiros adaptados para usuários de cadeiras de rodas;
  • bebedouros rebaixados;
  • sinalização para indicar as adaptações;
  • vagas reservadas de garagem próximas à entrada do estabelecimento;
  • elevadores quando o estabelecimento se encontra em pisos superiores.

A formalização dessas e outras exigências, está na Lei 10.098/2000, na Lei 13.146/2015 e no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Todas representam a evolução garantida de acessibilidade para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes.

A disponibilização de cadeiras de rodas ou scooters elétricos deve ser gratuita e oferecida a todos os clientes de um shopping center, hipermercado e supermercados. Os equipamentos devem apresentar boas condições de uso.

Além disso, vale lembrar que cada município pode apresentar novas regras e exigências. Por isso, é preciso estar atento sobre como funcionam as normas na sua região.

2. Aumentar o número de clientes

Além de atender a lei, estabelecimentos que oferecem scooters elétricos para seus clientes podem aproveitar diversos benefícios, como a possibilidade de aumentar o número de frequentadores e o tempo de permanência na loja. Assim como, conquistar a fidelidade do público, afinal, não é todo estabelecimento que oferece equipamentos de acessibilidade que facilitam a locomoção no ambiente.

Outro fator a ser considerado é o atual aumento na expectativa de vida da população. Pois, frente a essa nova realidade, é importante pensar na maior praticidade de locomoção de pessoas idosas em estabelecimentos. Com o avanço no desenvolvimento da saúde e melhor qualidade de vida, essas pessoas não só estão vivendo mais, como vivendo de forma mais ativa quando chegam à terceira idade. Assim, esse público representa uma oportunidade de negócio para os estabelecimentos que souberem como oferecer os benefícios corretos.

3. Ter clientes mais satisfeitos

A adoção de práticas que garantem a acessibilidade não só aumenta o número de clientes que frequentam o local, como promove uma experiência mais satisfatória para todos seus frequentadores.

O uso de um scooter elétrico é muito fácil, portanto a locomoção dentro da loja acontece de forma bem natural, sem que a experiência de outras pessoas seja afetada.

Homem sentado em uma scooter, puxando um carrinho à reboque

4. Criar uma imagem positiva para a empresa

Adotar o uso de um scooter elétrico para os clientes não só melhora sua imagem diante desse público, os demais usuários do ambiente tendem a aumentar o valor da empresa pela preocupação com o bem-estar de seus clientes.

Além disso, esse equipamento é elétrico, sustentável, não gerando gases poluentes e contribuindo para o meio ambiente. Isso pode ajudar a construir a imagem de uma empresa preocupada com os problemas ambientais.

5. Baixo custo de manutenção

Mais um benefício desse investimento em loja é o baixo custo de manutenção. Como o scooter elétrico funciona à base de energia elétrica, pode ser carregado em tomadas simples. Além disso, a vida útil do equipamento é bastante longa devido à fabricação dos materiais visarem a alta qualidade.

É importante ressaltar que as baterias do scooter devem estar sempre carregadas, o que é facilitado com a recarga elétrica. A empresa pode optar por modelos com pneus maciços, ou seja, não é necessário calibrar os pneus do produto periodicamente, outro fator que reduz os gastos de manutenção.

6. Flexibilidade para atender diferentes clientes

Apesar de não parecer, o scooter elétrico é feito para atender diferentes pessoas e suas necessidades. O equipamento possui encosto para pés e costas que ajuda na postura e conforto do usuário.

A capacidade de peso normalmente pode chegar até 150 quilos. Os guidões para uso são simples, permitindo que qualquer pessoa com mobilidade reduzida seja capaz de operar o equipamento sem dificuldades.

Além disso, as rodas são feitas para atender diferentes superfícies, desde interiores, estacionamentos e até mesmo ruas e rodovias, permitindo que o cliente solicite o scooter ainda no exterior da loja.

7. Facilidade de adoção

Como as funcionalidades de um scooter são simples, é necessário, apenas, treinamento básico para os funcionários, definição de um ambiente para manter o equipamento e inclusão da sinalização indicando sua disponibilidade.

Entretanto, ao adquirir o equipamento, é importante que os funcionários sejam instruídos e entendam sua importância para os clientes. É preciso manter o equipamento sempre carregado e preparar seguranças e outros colaboradores à como se portar para levar o equipamento até os clientes que o solicitam, além de passarem orientações adequadas, contribuindo para criar a melhor experiência possível para esse público.

Além disso, o ideal é colocar os scooters em locais visíveis e de fácil acesso para os clientes. Isso ajuda a divulgar a presença do benefício e também facilita o uso para quem precisa. Adotar placas com sinalização ou colocar em panfletos aumenta o alcance da novidade.

mulher sentada em uma scooter, atrás de um painel escrito "Shopmobility"

8. Possibilidade de escolha

É possível encontrar diferentes fornecedores e uma boa variedade de scooters elétricos destinados a supermercados, shopping centers, hipermercados e outras lojas que procuram esse benefício para seus clientes. Isso facilita a escolha do melhor equipamento para cada estabelecimento.

Esses equipamentos possuem uma longa vida útil e representam um investimento para o negócio. Portanto, para tomar a melhor decisão, é fundamental buscar fornecedores de qualidade e com referência para suas compras.

Além disso, o indicado é procurar por um fornecedor que ofereça benefícios valiosos para a empresa que busca a aquisição, como boas condições de pagamento, variedade de opções, suporte técnico e garantia do produto. Não escolha seu fornecedor apenas pelo preço.

Alguns cuidados à considerar

Para melhorar a usabilidade do scooter na loja, é interessante ter alguns cuidados como organizar um espaço de estacionamento com ponto de carga e tomadas bem definidas para carregar o equipamento, visto que, este possui carregador à bordo.

Além disso, para o bem do produto e dos usuários, é indicado não carregá-lo com o uso de adaptadores (“Ts”) e ter aterramento correto nas tomadas. O local de hospedagem deve ser coberto e sem possibilidade de ser afetado pela chuva.

É preciso evitar que as carenagens estejam muito expostas, evitando que fiquem suscetíveis a quebra por batidas. Também recomendamos revisões periódicas para manter a estética dos produtos, substituindo as partes que foram quebradas ou amassadas, dessa forma também mantendo a higienização e a limpeza dos equipamentos.

Dessa forma, é fácil manter a vida útil do produto e tê-lo sempre à disposição dos usuários.

Utilize o scooter em loja

Se o scooter elétrico está disponível e devidamente adequado para uso, não há porquê não utilizá-lo. Muitas pessoas ficam com receio em aderir ao equipamento por dúvidas se podem ou não usá-lo ou por medo de não saberem conduzi-lo.

Por isso, é importante deixá-los sempre carregados e sob supervisão de profissionais que saibam passar informações de uso corretamente, além de estarem dispostos em locais com placas de sinalização para utilidade.

Normalmente é preciso deixar um documento com foto ao solicitar o scooter elétrico no estabelecimento. Depois de utilizá-lo, basta devolvê-lo no mesmo local de partida e recolher o documento. Dessa forma é muito mais fácil se deslocar e desfrutar do local.

É importante ressaltar que pessoas sem necessidade não os utilizem, deixando-os disponíveis para os usuários que realmente vão precisar do auxílio.

Fonte: Freedom

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