Renovação do Passe Livre Interestadual para Pessoas com Deficiência

por | 29 abr, 2019 | Turismo Adaptado | 22 Comentários

Este é um artigo para orientação ao Passe Livre. Outras informações além essa, pode estar em outros artigos que você pode pesquisar clicando aqui. Leia com atenção, pois praticamente tudo está nesses artigos, mas se mesmo assim você não encontrou sua resposta, deve entrar em contato com o Ministério da Infraestrutura pois eu sou somente um canal informativo, e somente este órgão do governo pode te dar mais detalhes.

O Passe Livre a partir de 2019 é administrado pelo Ministério da Infraestrutura. Antes era administrado pelo Ministério dos Transportes, que foi extinto no governo do Presidente Jair Bolsonaro. Mesmo assim, os dados para contato e procedimentos não sofreram alterações em relação ao Passe Livre.

O Passe Livre tem validade?

O Passe Livre é válido por três anos e precisa ser renovado ao fim deste período.

O que devo fazer para renovar minha credencial?

Pelo caminho manual, você precisa enviar novamente todos os formulários e documentos necessários, devidamente preenchidos à mão e assinados. Importante: você deve iniciar sua renovação faltando, no mínimo, 30 dias para o vencimento, pois este é o prazo que a equipe do Passe Livre necessita para enviar a nova credencial depois que recebe os documentos que você enviou pelos Correios.

Pela Internet, você deve aguardar o prazo de três anos para solicitar a renovação. Para isso, basta acessar a página do cadastro eletrônico e atualizar os seus dados, dos seus familiares e do seu acompanhante. Clique aqui para acessar a matéria sobre como pedir seu Passe Livre pela internet. Feito isso, você deve anexar um novo Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE escaneado em seu computador. Se houver necessidade de acompanhamento em viagens, não se esqueça de solicitar a declaração do médico de que você necessita de acompanhante para a sua locomoção.

Mesmo que a minha deficiência seja permanente, eu devo renovar o meu cadastro periodicamente?

Sim. A cada três anos, quem tem deficiência permanente deve reencaminhar sua documentação pessoal, além do Formulário para Requerimento de Beneficiário com os dados pessoais e da Declaração da Composição e Renda Familiar (que é a segunda página deste formulário), do Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE e do Formulário para Requerimento de Acompanhante, caso necessário. Só não é necessário apresentar um novo atestado médico caso a deficiência permanente tenha sido comprovada no atestado anterior.

Informações e Reclamações
MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA
Posto de Atendimento: SAN Qd. 3 Bl. N/O Térreo do Edifício do DNIT, na L2 Norte, Caixa Postal: 9.600 – CEP: 70040-976 Brasília – DF
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3329-9068/ 2029-8035
Horário de atendimento presencial: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Horário de atendimento telefônico: de segunda a sexta, das 8h às 20h

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

22 Comentários

  1. Edmar

    Gostaria de saber depois de enviado o pedido de renovação qual o tempo que eles entram em contato falando se foi aprovada ou se precisa de acrescentar algo?

    • Ricardo Shimosakai

      Não há nenhuma regra de tempo de resposta. Então para esclarecer suas dúvidas, entre em contato diretamente com o Ministério da Infraestrutura, que é o órgão responsável pela emissão e controle do Passe Livre. Somente eles sabem responder sua pergunta. Os dados para contato estão no final desta matéria.

  2. Rubens da silva silveira

    Foi enviado os documentos para renovar a carteira passe livre deficiente de luiza romana pinho silveira
    Rg 3034086524
    Cpf 00200738011
    Como esta o andamento
    [email protected]
    Fone.53999690088

    • Ricardo Shimosakai

      Para ter informações sobre seu passe livre, deve entrar em contato com o Ministério de Infraestrutura. Os contatos, você encontra no final desta matéria.

    • Ricardo Shimosakai

      O único lugar que pode dar alguma posição, é o Ministério de Infraestrutura que emite o passe livre. Entre em contato com eles

  3. Douglas dos santos Resende

    Bom dia se vc precisar de alguma informação estou a disposição

  4. Douglas dos santos Resende

    Bom dia se vc precisar de alguma informação estou a disposição

  5. nelson ferreira

    quero saber como estao andamento da minha carteirinha passe livre

    • Ricardo Shimosakai

      Fale com o Ministério da Infraestrutura

  6. Douglas dos santos Resende

    Boa tarde meus amigos quem tiver alguma dúvida sobre o passe livre ou precisa de ajuda favor entrar em contato com migo nó whatsapp estou a disposição pra ajudar whatsapp 33 999 98 3666

  7. Rinaldo machado Borba

    Para renovação manda se copia rg foto fundo branco comprovante de residência atualizado requerimento de benéfico lá vai preencher e assinar . Se acompanhante ou não é atestado só é preciso se não for comprovado na primeira vez caso isso não precisa novo atestado. . Os documentos do acompanhate tbm cópias de documentos. Enviar pelos.correios como carta registrada a espera e de 30 dias a partir do dia que enviou . Para saber o andamento do benéfico ligue para infraestrutura 20 dias após enviá a carta .

    • Ricardo Shimosakai

      Obrigado pela colaboração!

  8. Antonio Carlos Moraes Guedes

    Meu passe livre venceu dia 20/05/2020. Devido a pandemia enviei uma solicitação para o e-mail. E tive a seguinte resposta que todos os passes livres estariam com validade até dezembro. E agora que esse tempo expirou o que devo fazer. Mesmo meu passe é .com acompanhante e gostaria de retirar o mesmo do passe.

  9. célia gomes

    boa noite
    como devo proceder para embarque aéreo, após a renovação de minha carteira passe livre?

    • Ricardo Shimosakai

      O passe livre não serve para viagens aéreas

  10. Antonio Nascimento da Silva

    meu passe livre venceu em 29/03/2020.disseram que estaria valendo ate dezembro. e agora como proceder?

    • Ricardo Shimosakai

      entre em contato com o Ministério da Infraestrutura

  11. Celso Joaquim de Sousa

    Bom dia, gostaria de saber se foi aprovado direito de PCD fazer viagem gratuita de avião porque estava lendo uma matéria e nela dizia que iriamos ter este direito, procede esta informação?

    • Ricardo Shimosakai

      Leia a matéria novamente com atenção. Todo o passo a passo para renovar seu passe livre, está escrito no texto, inclusive os links.

Enviar um comentário

Artigos relacionados
" });