Mobilidade e acessibilidade em Pontevedra. A cidade que baniu carros do centro.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

14 de junho de 2021

Já pensou em circular livremente a pé ou de bicicleta em uma cidade cujo centro não esteja dominado por carros? Em vez disso, você se depara com amplas calçadas e outra forma de acessar o espaço urbano, com menos poluição, mais segurança, menos acidentes e mais acessibilidade.

Os habitantes de Pontevedra, na Espanha, garantem que essa realidade não é algo impossível, já que a cidade do noroeste tem essas características há cerca de 20 anos.

Apesar da belíssima paisagem litorânea (com a foz do Rio Lérez que encontra o Oceano Atlântico em um entardecer de tirar o fôlego) e da ótima reputação como anfitriã, a razão pela qual o local se tornou conhecido em todo o mundo foi outra.

Graças à sua estrutura de planejamento urbano, Pontevedra é um caso de absoluto sucesso em escolher as pessoas como prioridade na ruas em vez dos automóveis.

Acessibilidade

Ruas abertas para pedestres são um convite para que pessoas com mobilidade reduzida possam experienciar a cidade. Outro fator importante é a acessibilidade universal: ao trocar a centralidade do modelo de veículos para o de cidadãos, garante-se condições para que pessoas com redução de mobilidade consigam circular com mais facilidade. Este foi um dos aspectos centrais abordados no Summit Mobilidade 2020, que contou com diversos especialistas da área: poucas cidades brasileiras oferecem facilidades para que esses pedestres transitem e acessem as cidades da melhor maneira.

Além da configuração de cada rua ou praça, a iluminação pública é de grande relevância e é projetada especialmente para pessoas idosas ou com qualquer tipo de deficiência visual. A iluminação pública tem sido reforçada em toda a cidade, tanto em espaços estritamente pedonais como em espaços de uso misto. Em alguns pontos, a intensidade dos pontos de luz aumentou nas faixas de pedestres.

Ganhos

Hoje, 70% de todos os deslocamentos na cidade são feitos por meio da mobilidade ativa: a pé ou de bicicleta. Quem ganhou com isso? A saúde da população, os ouvidos (livres de buzinas e motores) e o meio ambiente, uma vez que a emissão de CO2 também caiu drasticamente. A esse respeito, o prefeito da cidade, Miguel Anxo Fernández Lores, declarou que quem compra um carro está comprando um pedaço de espaço público.

Outro impacto nesse desenho se refere à redução de acidentes e, consequentemente, à queda no número de mortes no trânsito. Além da redução na quantidade de veículos, a cultura de baixa velocidade em respeito a pedestres e ciclistas tornou raras as ocorrências fatais, espaçadas por anos: houve apenas três óbitos na última década. Isso também está bastante relacionado à deficiência, pois muitas deficiências adquiridas, são causadas por acidentes de trânsito.

De 2000 para cá, a nova realidade mudou a cara da cidade, com isso não há mais radares e as multas por velocidade excessiva são coisas do passado. O centro se transformou, ganhando mais de 10 mil habitantes nos últimos 20 anos. Nas ruas estão apenas carrinhos de brinquedo ou de bebês, e muitas famílias se mudaram para a cidade por considerarem um bom ambiente para crianças, dando equilíbrio à pirâmide etária (um sucesso para a Europa).

O modelo é tão bem-sucedido que a Espanha cogita, nos próximos cinco anos, adotar a mesma política para todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, que representam mais de uma centena no pequeno país. Segundo o exemplo, Madri transformou seu centro em uma zona de emissões ultrabaixas, com restrições severas no tráfego de automóveis e congestionamentos.

Turismo

Outro benefício do modelo urbano de Pontevedra é a reestruturação do turismo, com o asfalto que foi retirado e deu lugar ao calçamento original do período medieval. Revitalizado, o centro ganhou uma agradável vida noturna, e as pessoas passeiam tranquilamente. Pontevedra desde 2012 busca se posicionar como um destino para o turismo acessível.

Além disso, a cidade, que faz parte do Caminho de Santiago de Compostela, tornou-se um local de parada mais do que obrigatório. Os pontos turísticos tradicionais em uma cidade moderna e inteligente fazem de Pontevedra um ótimo destino a viajantes de toda Europa e de outros continentes.

Fonte: Summit Mobilidade

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });