Loja virtual como cardápio. Uma solução de acessibilidade para bares e restaurantes.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

14 de outubro de 2022

Loja virtual como cardápio. O cardápio, também chamado de menu, é uma lista descritiva dos alimentos e bebidas que o estabelecimento oferece. Geralmente são separados por tipos, como entrada, prato principal, bebidas e sobremesa, mas cada local coloca da forma como achar mais conveniente. Alguns colocam uma descrição dos ingredientes do prato, e também o valor a ser pago. Os cardápios podem estar presentes, além dos bares e restaurantes, no serviço de quarto de hotéis, lanchonetes, cafés e todos os locais onde sirvam comidas.

O cardápio é tradicionalmente impresso, e entregue ao cliente pelo garçom, mas com a pandemia da covid, o contato do material por várias pessoas, colocando em risco a saúde, forçou os comerciantes a buscar outras alternativas. A melhor alternativa, embora não seja nova, foi o cardápio digital, acessado por um código QR, e hospedado em um ambiente virtual. Muitas vezes é um documento em PDF.

Isso ajudou bastante a questão da acessibilidade, pois o cardápio impresso, teria que ter letras ampliadas e contrastantes para pessoas com baixa visão, e Braille para pessoas cegas. Um documento virtual ou uma página da internet, as pessoas com deficiência visual conseguem acessar com mais facilidade, pois todos os aparelhos celulares, já vem com recursos de acessibilidade, que permitem ampliar letras e com um leitor de tela, em voz. Isso já é ótimo, ajuda bastante aos clientes, e também é fácil, rápido e barato para o proprietário do bar ou restaurante.

Mas eu também já vi uma outra solução, que também não é nova, mas poucos lugares utilizam. É um cardápio online em forma de loja virtual, num tablet que fica fixo na mesa, onde você escolhe o que quer consumir, como se fosse em uma loja online de produtos. As comidas e bebidas ficam separadas em páginas, você escolhe o produto, seleciona a quantidade que deseja consumir, e depois coloca no carrinho. Pode continuar escolhendo mais itens, e depois quando acabar, clica no botão enviar. Alí será pedido o escaneamento através de um código QR, que está na comanda que recebeu na entrada, é como a identificação da sua conta. O pedido fica registrado automaticamente nesse seu perfil temporário, e também vai para a cozinha onde irão preparar seu pedido e servir assim que ficar pronto.

É uma proposta muito prática, que economiza tempo, pois não precisa esperar o garçom para fazer o pedido. Mas quando eu conheci esse equipamento, logo vi possibilidade para a acessibilidade. Nesse ambiente virtual, você pode colocar uma descrição mais completa do prato, organizando com regras de acessibilidade na web, uma saída para fone de ouvido e habilitação do recurso de acessibilidade, e consegue assim, um cardápio acessível para cegos. A descrição pode ajudar aos surdos também, que são alfabetizados na língua portuguesa, e daí não precisam fazer perguntas ao garçom, que dificilmente sabe língua de sinais.

Colocar uma foto do prato ou bebida, também ajuda bastante a todos, é bem melhor visualizar o que é oferecido. Mas em especial, pode ajudar a pessoas analfabetas e também a estrangeiros ou outra pessoa que não saiba ler o idioma português, afinal acessibilidade é isso, dar condições a todos. Outra vantagem de uma loja virtual como cardápio, é que você pode facilmente incluir, excluir ou modificar os pratos, sem o custo e o trabalho que seria na versão de um cardápio impresso em Braille. Eu acho que com essas adaptações, podemos dizer que temos a melhor versão de um cardápio, totalmente acessível e inclusivo.

Eu como sempre digo, vejo oportunidades para que a acessibilidade esteja presente no cotidiano, e consiga atender à todas as pessoas, no que eu chamo de Acessibilidade Funcional. Esse é o meu papel como consultor especializado na área, e também como educador, pois também passo essas percepções em meus cursos, aulas, treinamentos e palestras. Além disso, procuro estimular as pessoas e dar novos pontos de vista, publicando materiais em meu Instagram, meu canal do YouTube e meu Blog.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });