Guincho de transferência para barco à vela. O local é Palma de Mallorca na Espanha, onde fui convidado pela Fundación Handisport Mallorca para palestrar em um evento de turismo acessível. Conheci a organização na feira REHACARE na Alemanha, onde estavam como expositores. Palma de Mallorca é uma ilha na parte ocidental do Mar Mediterrâneo. É um polo turístico muito atraente, pois no mesmo lugar reúne uma parte urbana, praias e montanhas.
A Handisport oferece diversas atividades de turismo, entre outras iniciativas voltadas à inclusão da pessoa com deficiência. Uma das propostas voltadas ao mar, é um passeio à bordo de um barco à vela, que fizemos perto da hora do por do sol, então a visão foi maravilhosa. Na marina, onde o barco fica atracado, existe um guincho de transferência, acionado mecanicamente através de manivelas. A pessoa na cadeira de rodas, é conectada a um sistema de cintas que formam uma cadeirinha, que depois conectada ao braço do guincho, é levantado e transportado.
No interior do barco, existe um assento mais anatômico, para proporcionar conforto e segurança. Como ele envolve parte do seu quadril e tronco, ajuda a ter equilíbrio durante o passeio. Como ele é feito de fibra, eu coloquei minha almofada da cadeira de rodas, para evitar machucados como uma possível escara. Além dessa atividade. A Handisport ofereceu um passeio de Blokart, uma espécie de triciclo à vela, e uma subida pela montanha utilizando uma espécie de cadeira de rodas 4×4.
0 comentários