Guia de Acessibilidade para Docentes. Estratégias voltadas para a diversidade e inclusão das pessoas com deficiência.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de abril de 2021

Guia de Acessibilidade para Docentes. A acessibilidade e Inclusão são valores fundamentais para o ensino. Mas a educação, é um complexo que envolve diversos fatores e pessoas. Além da acessibilidade na estrutura da escola ou universidade, da tecnologia assistiva para dar suporte à um ensino de qualidade, outra peça muito importante nesse quebra-cabeça é o docente, que é a parte onde o ensino é realmente aplicado.

Muitos professores não foram preparados para dar aulas à pessoas com deficiência. Antigamente, o aluno era recusado e obrigado a procurar escolas especiais. Mas agora isso mudou, e todas as escolas são obrigadas a receber qualquer tipo de aluno, e dessa forma os professores também devem se preparar, já que isso não é mais uma escolha.

O Guia de Acessibilidade – Orientações aos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passa breves orientações sobre atitudes inclusivas e orientações para as aulas. Porém o assunto é mais profundo, e merece um estudo mais detalhado. Para isso, o Curso Online Acessibilidade e Inclusão fornece fundamentos mais completos e um entendimento completo da pessoa com deficiência, além de diversos valores que complementam o entendimento da real acessibilidade e inclusão.

No ano de 2013, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instituiu o Núcleo de Acessibilidade (Naces), com vistas a alinhar as diretrizes institucionais a uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, a implantação do Naces tem como objetivo principal promover ações que visem a eliminar ou minimizar barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas e comunicacionais, as quais restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico, social e profissional da pessoa com deficiência.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Naces estão as orientações pedagógicas voltadas a orientar sobre as adaptações necessárias para práticas heterogêneas que permitam a inclusão das pessoas com deficiência.

O termo INCLUSÃO passou a ser efetivamente discutido após a Declaração de Salamanca, documento que define os princípios, a política e a prática da educação para as pessoas com deficiência e afirma a consolidação imediata de ações educacionais, capazes de reconhecer a diversidade e atender quaisquer que sejam as necessidades (BRASIL, 1998).

Uma instituição inclusiva proporciona oportunidades iguais para todos(as), com estratégias diferentes para cada um(a), de modo que todos(as) possam desenvolver seu potencial. Reconhece ainda a educação como um direito humano básico e como alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária.

Neste sentido, este guia foi elaborado com o objetivo de orientar docentes sobre estratégias voltadas para a diversidade, considerando a importância da inclusão das pessoas com deficiência/necessidades educacionais específicas.

É importante, porém, ter em mente que as adaptações e estratégias contidas neste guia não são as únicas possíveis e, quando aplicadas, precisam considerar as especificidades de cada estudante.

Objetivos do Guia de Acessibilidade – Orientações aos Docentes

GERAIS

Orientar docentes sobre organização do plano de ensino voltado para diversidade, considerando a importância da inclusão das pessoas com deficiência/necessidades educacionais especificas.

ESPECÍFICOS

  • Estimular reflexões sobre a inclusão das pessoas com algum tipo deficiência/necessidades educacionais específicas na UFRPE.
  • Indicar estratégias e adaptações metodológicas e instrumentais a serem adotadas para equiparar as condições de aprendizagem a todos os estudantes.

Fonte: UFRPE

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #deficiênciavisual #xilogravura #jborges #literaturadecordel #mapatátil #maquetetátil #cego
...

21 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

213 27

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1756 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

18 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });