Expresso Turístico – Acessiblidade nos Trens Turísticos Paulistas

por | 27 dez, 2010 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.

O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

A acessibilidade também está presente no passeio. Existe um elevador de acesso para a Estação da Luz, localizado na entrada do Museu da Língua Portuguesa. A forma correta de se chamar o local onde vão os passageiros, é carro de passageiro, pois vagão é onde são transportados bagagens, animais e outros objetos. Há uma rampa de acesso entre a plataforma e o trem, e dentro do carro de passageiros há um espaço para cadeira de rodas, onde ela é fixada no piso através de cintas. Existe uma agência receptiva para realizar passeios em cada destino atendido pelo Expresso Turístico. A Turismo Adaptado tem planos para melhorar a qualidade desse serviço, e ampliar seu alcance para outros tipos de deficiência.

Roteiros

Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ou Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União. No caso do trajeto Luz-Paranapiacaba, o passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada.

Os passageiros têm como opção roteiros turísticos para complementar o passeio dentro da cidade de destino. Esse serviço não é de responsabilidade da CPTM e é pago à parte, diretamente às agências de turismo.

Vagas e datas: São 174 assentos mais uma vaga para cadeira de rodas por viagem. Como as passagens podem ser adquiridas com antecedência, isso exige que você consulte as vagas disponíveis para a data escolhida para a sua viagem. Faça isso aqui.

Onde comprar: Os bilhetes podem ser adquiridos até três meses e meio antes da data da viagem, em uma das duas bilheterias: no saguão principal da Estação da Luz das 6h às 18h30, todos os dias (ao lado do guichê do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU) ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André das 8h às 17h, todos os dias (Linha 10-Turquesa, da CPTM).

Tarifas: A CPTM oferece descontos para grupos de até quatro pessoas. É simples: a primeira tarifa tem valor integral. A segunda, terceira e quarta passagens saem pela metade desse valor. As compras só podem ser feitas diretamente nas bilheterias e em dinheiro. Na data do embarque, as passagens para a viagem daquele dia poderão ser adquiridas somente até meia hora antes do horário previsto para a partida do trem Consulte aqui os valores das tarifas.

Também é possível a aquisição de um vagão inteiro* (apenas no Expresso Turístico Mogi das Cruzes) com descontos sobre o valor da tarifa unitária. Essa compra deverá ser agendada pelo telefone** (11) 3226-4428 e confirmada em até 48 horas por meio de depósito bancário ou transferência eletrônica.
*Só é permitida a compra de um vagão inteiro por viagem
**Compras individuais de bilhetes somente nas bilheterias e em dinheiro

No dia da viagem: A CPTM solicita aos passageiros do Expresso Turístico que se apresentem na data da viagem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário de embarque.

Desistência: Em casos de desistência, é possível fazer o reagendamento da data da viagem na própria bilheteria, apresentando o bilhete com até 24 horas de antecedência da data agendada para a viagem. A nova viagem deverá ser reagendada nas datas disponíveis dentro de um período máximo de 90 (noventa) dias.

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Fonte: CPTM

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