CVC Acessível e Inclusiva. A maior operadora do Brasil na busca pela sustentabilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

25 de fevereiro de 2022

CVC Acessível e Inclusiva. A CVC é a maior operadora de turismo do Brasil e uma das maiores do mundo. Presente em todo o país e sua operação é enorme, por isso qualquer mudança que ela faça, causa grande impacto para o turismo e até mesmo para a sociedade como um todo. Conhecido pelo seu estilo de viagens, que visa levar grande quantidade de pessoas aos menores valores do mercado. Esse modo de pensar já tem uma ponta de inclusão, mas para ser realmente inclusiva, era preciso mais.

Eu já tive experiências desagradáveis no passado, que até renderam uma ação na justiça, que acabei ganhando. Mas a intenção nunca foi ganhar dinheiro em cima disso, até porque ganhei muito pouco, mas queria chamar a atenção da empresa. Insistia sempre, que a CVC devia dar mais valor à acessibilidade e inclusão, pois dependendo do caso, nem seria uma escolha, mas uma obrigação.

Eu nunca tive atenção da empresa, a não ser por pessoas em particular de dentro da empresa, que concordavam com o meu modo de pensar, e me ajudariam numa mudança. Roberto Vertemati foi uma dessas pessoas, que inclusive na época que trabalho no Beto Carrero World, foi a ponte para eu prestar uma consultoria de acessibilidade para o parque. Outra pessoa importante, é Priscila Bures que conheci como Gerente de Assessoria de Imprensa, mas que agora é Gerente Executiva de Sustentabilidade, e sempre estava antenada com a importância do turismo acessível. Um destaque também para Decca Bolonha, proprietária da Potiguar Turismo, um dos únicos receptivos do Brasil a ter ônibus rodoviários acessíveis por plataforma. A oportunidade chegou quando Leonel Andrade passou a ser o CEO da CVC, com novos olhares e valorizando a inclusão, e melhor do que isso, tomando iniciativas para obter resultados nesse campo.

A CVC está em um grande processo de mudança, que pode ser percebida na mudança do seu visual, e gradativamente vão implantar seu novo logotipo nos materiais e agências. Mas o mais importante é a mudança de mentalidade, onde passaram a tomar atitudes para que a empresa seja sustentável e diversa, conceitos onde a acessibilidade e a inclusão estão presentes. Foi lançada uma loja acessível e inclusiva, onde a primeira unidade, está no Shopping Cidade de São Paulo, e contou com a minha consultoria de acessibilidade, e mais outros profissionais. O local tem um sistema de atendimento em língua de sinais para surdos, local plano e espaçoso, com mobiliário adequado e equipe treinada. Mais ações devem vir para tornar o turismo cada vez mais acessível e inclusivo, em todas as suas etapas.

Para ajudar a estruturar toda essa mudança, também foi lançado o REprograma CVC, que tem metas até 2030 para firmar um compromisso de todas as marcas do grupo CVC Corp com a sustentabilidade. Esse programa estabelece quatro diretrizes de sustentabilidade, chamadas de “quatro ‘RE’s”, são elas:

Respeitar diversidades
Comprometimento na valorização de um ambiente mais diverso, acessível e inclusivo, sem discriminação. A ideia é promover a inclusão e celebrar as diferenças. Foi lançado o Programa Interno de Diversidade, com metas até 2030, de ter mais de 50% de negros no seu quadro de colaboradores e 20% dos funcionários negros em postos de liderança.

Reduzir pegada
Diminuir a poluição e a pegada de carbono e utilizar melhor dos recursos naturais. Uma das ações criadas é o Padrão CVC de Sustentabilidade, que definirá boas práticas para serem seguidas internamente na companhia. A ideia é que, no futuro, as franquias e os parceiros de negócios, como hotéis e companhias aéreas, também façam parte do movimento.

Regenerar destinos e comunidades
Respeito, valorização, conservação e regeneração da biodiversidade, impactando positivamente os ecossistemas e gerando desenvolvimento econômico. O Instituto CVC atuará em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros, estimulando o turismo de impacto positivo, ou seja, uma viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente, valorizando a cultura e o patrimônio locais.

Reeducar públicos
A meta é conscientizar e engajar parceiros, clientes e colaboradores na jornada por um turismo mais sustentável. A CVC Corp começou com seu público interno, disponibilizando uma trilha de aprendizagem em sustentabilidade e outra de diversidade. Para os clientes, será lançado o Guia do Viajante Consciente, que ajuda a entender como os turistas devem se comportar para contribuir com o meio ambiente.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: o token de acesso não é válido ou expirou. O feed não será atualizado.

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });