Colher estabilizadora. O acessório para você ter literalmente uma alimentação equilibrada.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de agosto de 2022

Colher estabilizadora. A alimentação é fundamental para sobreviver, e todo mundo sabe. Mas muita gente não sabe que várias pessoas não conseguem se alimentar sozinhas, por causa de sua deficiência ou doença, que comprometem a coordenação de seus braços e mãos. Pessoas com tetraplegia, perdem alguns movimentos das mãos, e por isso não conseguem estabilizar o talher para levar a comida até sua boca. Pessoas com a doença de Parkinson não conseguem fazer a mesma ação, mas pelos tremores repetidos nas mãos e braços.

Essas deficiências ou doenças são praticamente irreversíveis, e só é possível melhorar um pouco através de fisioterapia ou diminuir o avanço no tratamento com remédios. A tecnologia assistiva ajuda, através de equipamentos, a realizar diversas tarefas, e nesse caso existe uma colher estabilizadora chamada Eli Spoon, da empresa Eli Innovation, que mantém o alimento equilibrado, em diversas posições da colher.

Ela foi criada com um sistema totalmente mecânico, de mais fácil manutenção, pois existem no mercado colheres semelhantes, mas que funcionam através de sistemas eletrônicos e necessitam de baterias. Não que essas não possam ser boas, mas eu sempre digo que aparelhos elétricos e eletrônicos, podem ser mais caros na compra e manutenção, além de precisar de maior cuidado, pois acabam sendo mais frágeis. Por isso, por exemplo, sempre digo que é melhor ter uma rampa fixa do que uma plataforma elevatória, pelos motivos que citei.

O acessório foi criado com uma colher, pois ela serve para pegar qualquer tipo de alimento. Pessoas com dificuldades motoras nas mãos, devem ser servidas com os alimentos cortados, então a tarefa é só colocá-los na boca. O garfo serve para alimentos sólidos, mas não serve para alimentos líquidos ou cremosos como uma sopa, por isso a colher é a melhor opção. Também é necessário escolher alimentos fáceis, pois um macarrão espaguete, que a gente enrola no garfo, seria difícil nesse talher, então escolher outro tipo de massa, e há molhos que ajudam a agrupar os pedaços, assim fica mais fácil ainda.

Na minha visão, eu considero que se alimentar sozinho vai além da autonomia, que já é muito bom, pois é importante para a autoestima da pessoa viver de forma mais independente possível. Mas fazer essa tarefa, é um ótimo exercício, que provavelmente trará à pessoa mais força e coordenação, e que será praticada várias vezes por dia, todos os dias, pois geralmente nos alimentamos no café da manhã, almoço e jantar, fora outros intervalos.

E falando em acessórios para ajudar a alimentação de pessoas com dificuldades motoras nos braços e mãos, também existe o popular canudo. Para essas pessoas, segurar um copo com bebida também é difícil, e corre o risco de derrubar o líquido. Então copo fica num lugar estável, e através do canudinho a pessoa pode tomar sua bebida sozinho, sem precisar de ajuda. Tenho vários colegas que sempre carregam um canudo, pois não é todo lugar que possui, e depois de uma época em que o canudo foi até proibido de ser oferecido, então a melhor coisa é ter um canudo resistente, agora mais fácil de se encontrar em metal.

Para criar soluções que facilitem a vida de pessoas com deficiências, como esse tipo de tecnologia assistiva, é importante que se conheça os hábitos, dificuldades, habilidades e preferências. Ter esses pontos avaliados de várias pessoas, é o caminho para chegar à uma acessibilidade funcional. É baseado nisso, que aplico minhas consultorias e também ensino essa prática em meus cursos online, aulas e treinamentos, e também apresento em minhas palestras. O velho ditado de que a teoria nem sempre serve na prática faz muito sentido, então o melhor é ter a prática para se ter constatações, e não teorias. Sigam meu perfil no Instagram e meu canal no YouTube, que você vai ver inúmeros outros exemplos sobre o assunto.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });