
Braille nas paradas de ônibus. Acessibilidade para cegos no transporte público.
A nova sinalização está sendo instalada em locais acessíveis ao toque dos dedos do usuário com deficiência visual, possibilitando a identificação dos destinos que operam nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros.
Os pontos de ônibus com o sistema em Braille já instalado são:
Avenida Prudente de Morais
– Parada Morton Farias – Lagoa Nova
– Parada Francisco Borges de Oliveira – Lagoa Nova
– Parada Anísio Teixeira – Tirol
Rua dos Caicós
– Parada Joaquim Honório – Alecrim
Av. Gustavo Cordeiro de Farias
– Parada Le Rivage – Ribeira
Av. Rio Branco
– Parada Ulisses Caldas – Cidade Alta
Av. João Medeiros Filho
– Parada UERN – Potengi
– Parada Santa Luiza
Av. dos Potiguares
– Parada Virgílio Trindade – Lagoa Nova
– Parada APAE – Lagoa Nova
De acordo com a STTU, a expectativa é de que até o final deste ano 100 abrigos tenham a mesma sinalização. Ao todo, a capital potiguar possui 600 abrigos e a meta da gestão municipal é de que, em 2020, 25% deles tenham a identificação em Braille.
“Essa iniciativa é muito importante, pois promove inclusão e gera independência às pessoas com deficiência visual em nossa cidade. Gostaríamos de estender o benefício para 100% das nossas paradas de ônibus, mas nem todas têm as condições de receber o sistema. Essa era uma antiga reivindicação e temos a satisfação de realizar”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Os membros da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte aprovaram a ação. O presidente da instituição, Ronaldo Tavares, fez uma visita técnica ao abrigo de passageiros localizado na avenida Cordeiro de Farias, na Ribeira, e elogia a medida:
“A implantação da sinalização contempla uma luta histórica para pessoas com deficiência visual na cidade de Natal e promove a autoestima destes usuários no sistema de transporte do município. Parabenizo a Prefeitura do Natal pelo trabalho e a todos nós por mais essa conquista”, afirma Tavares.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Diversidade nos pares dispares. A habilidade de enxergar diferenças nas igualdades.
Diversidade nos pares dispares. Entenda como as coisas e pessoas podem ser iguais ao mesmo tempo que são diferentes.
Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica.
Exclusão, segregação, integração ou inclusão. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas.
A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato.
A acessibilidade na xilogravura. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual.
0 comentários