Acessibilidade e Inclusão no Esporte. Trabalhando o físico e o psicológico para todos.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

18 de março de 2022

Acessibilidade e Inclusão no Esporte. Eu considero o esporte como uma das alternativas mais poderosas para a inclusão. No final do meu período de fisioterapia em 2001 na AACD, eu comecei a treinar tênis de mesa adaptado, no próprio centro de reabilitação.

Primeiro, praticar atividade física é ótimo, para qualquer pessoa. Para mim, seria uma continuidade da fisioterapia, pois ainda precisava ganhar mais força e equilíbrio, exercitando meus braços e tronco, pois depois da lesão, eles seriam mais utilizados para fazer praticamente tudo. Alí já haviam outras pessoas com deficiência há mais tempo, mais experientes, inclusive com lesão medular, a mesma deficiência que eu. Isso me ajudou bastante, pois passei a receber conselhos e ajuda de pessoas que entendiam muito bem a minha situação.

Há um outro ponto muito importante que é a socialização. Você passa a conversar e fazer amizade com seus colegas de treino, e passa a se sentir incluído. Depois começa a participar de campeonatos, alguns deles em outras cidades, onde você precisa viajar, então sair da zona de conforto acaba sendo bastante libertador.

Praticar um esporte, acaba lhe condicionando para a linha de pensamento de um atleta, que pode ajudar em todas as outras áreas da sua vida. O atleta sempre quer alcançar a vitória, e para isso treina e busca dar o seu melhor. Pensa em estratégias, procura corrigir erros e até aprende a perder, mas se recuperar depois. Sabe que é importante treinar sempre e dependendo do esporte, aprende a trabalhar em equipe, ou conquistar suas vitórias sozinho. Tudo isso que descrevi, pode ser aplicado em nossas vidas, mesmo fora do esporte, e particularmente, ter um pensamento de atleta para a minha vida pessoa e profissional, me ajuda demais.

Por isso eu costumo dizer que o esporte serve como um enorme potencializador físico e psicológico. A importância do esporte adaptado é reconhecida em todo o mundo, por isso é amplamente praticado. Existem diversos tipos de campeonatos em diferentes tipos de modalidade, desde competições regionais, nacionais, mundiais e os Parapanamericanos e as Paralimpíadas.

O Brasil participa das Paralimpíadas desde 1972, nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg na Alemanha, e desde então conquistou mais medalhas e melhor colocação geral do que a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. Atualmente existem 24 modalidades diferentes nas Paralimpíadas, mas não quer dizer que existam somente esses esportes que sejam adaptados à pessoa com deficiência. Praticamente todos os tipos de esporte tem pelo menos algum tipo de adaptação, mas para fazer parte das Paralimpíadas é preciso passar por uma série de critérios.

Um grande exemplo de paratleta é Daniel Dias, nascido com má-formação de seus membros superiores e inferiores. Conquistou 27 medalhas Paralímpicas na natação, sendo 14 delas de ouro, além de 3 Prêmios Laureus, o Óscar do esporte. Desde 2018 eu passei a praticar um esporte novo chamado Crossminton, que jogado com raquetes parecidas do Squash, petecas parecidas do Badminton e marcações na quadra, sem rede. Ainda não havia referências e regras para a adaptação da modalidade às pessoas com deficiência, e segundo o ICO (International Crossminton Organisation) eu fui a primeira pessoa com deficiência a começar a praticar.

Então comecei a avaliar saque, equipamentos e movimentações, para que eu conseguisse jogar sem interferir com as regras da modalidade. Atualmente outras pessoas já passaram a jogar, como Márcio Dellafina, pessoa com nanismo já praticante de Parabadminton, que junto com paratletas de outros países já conseguiu organizar junto ao ICO a primeira participação de pessoas com deficiência no campeonato mundial do esporte.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Acessibilidade e inclusão

Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Saiba o que realmente você pratica. A verdadeira inclusão elimina barreiras e permite a participação de todas as pessoas. Assista a palestra e leia o artigo em https://ricardoshimosakai.com.br/exclusao-segregacao-integracao-ou-inclusao/

#pracegover #pratodosverem Grupo de 12 pessoas posa para foto, na fileira de frente 4 pessoas, sendo 3 cadeirantes, incluindo Ricardo Shimosakai. Na fileira de trás, 8 pessoas vestidas de trajes típicos da Alemanha.

#ricardoshimosakai #turismoadaptado #pessoacomdeficiência #acessibilidade #inclusao #accessibility #accesibilidad #acessibilidadefuncional #wabtec #equidade #diainternacionaldapessoacomdeficiência #integração #segregação #exclusão #igualdade
...

15 0

¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
...

194 10

Como você se saiu no desafio de hoje?

#libras #linguadesinais #librasaocubo #amolibras #aprenderlibrastransforma #acessibilidade #empatia #soulibrasaocubo #sinaisemlibras #librasparatodos
...

299 40

Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

#acessibilidade #inclusao #bolsonaro #presidentebolsonaro #ninguémficapratrás #fechadocombolsonaro
...

1758 84

Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

#somosilimitados #mobilitybrasil #cadeiraderodas #tecnologiaassistiva #acessibilidade #inclusão #pessoacomdeficiência #desenhouniversal #universaldesign #accesibilidad #accessibility #deficiencia #personswithdisability #wheelchair #silladeruedas #discapacidad #diversidade #acessibilidadefuncional #pessoascomnecessidadesespecificas

#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
...

222 6

💚💛💙
Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
d44n_brito
...

20 2

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });