A Turismo Adaptado foi premiada na categoria Cultura e Turismo, e também foi selecionada para a edição global do WSA 2019. O anúncio dos vencedores acontecerá em Viena, em 2020.
O Blog Turismo Adaptado é um dos mais antigos e completos do Brasil, abordando assuntos importantes para as pessoas com deficiência e a sociedade em geral. Reconhecido também no exterior, pelos países de língua portuguesa e também pelas matérias que são publicadas em inglês e espanhol.
Além de um rico conteúdo escrito, possui um enorme acervo em fotos, vídeos e documentos anexos. São publicações diárias, todos os dias do ano, que são replicadas nas mais importantes redes sociais.
Todo esse esforço é feito por Ricardo Shimosakai, que através de sua grande experiência sobre acessibilidade adquirida em vivências pessoais ao redor do mundo, também trabalha na pesquisa de informações úteis e importantes, cuidando também de toda a edição e publicação do Blog. Felizmente, todo esse esforço é reconhecido por várias pessoas e empresas.
Trata-se de um verdadeiro festival tecnológico de diversidade, inovação, acessibilidade e inclusão. Muito mais do que premiar um trabalho de vanguarda, o WSA nasceu com o objetivo de reforçar a mensagem de que as tecnologias da informação e comunicação representam, nos dias de hoje, cada vez mais, ferramental indispensável para o desenvolvimento, seja no plano pessoal, nacional ou global. Por isso, conta com o apoio da ONU e de grandes organizações e empresas internacionais.
Confira os vencedores:
1 – Governo e participação cidadã: Casa Adaptada: Portal de notícias e informações em temas pertinentes às deficiências, com diversas editorias, entre elas, saúde e bem- estar, acessibilidade e legislação. Saiba mais: https://www.casadaptada.com.br/.
2 – Saúde e bem-estar: Vovs: Aplicativo para a contratação e ressocialização de idosos. A redução da solidão é igual à saúde do idoso. Praticar uma habilidade mantém o corpo e mente saudáveis. Boa qualidade de vida é ter relações sociais. É possível gerar renda, ocupar a mente e ser ainda mais feliz. Em áreas como culinária tradicional, manutenção de antigos eletrônicos, trabalhos manuais e tantos outros que só o tempo é capaz de explicar. Saiba mais: https://vovs.etc.br/.
3 – Aprendizagem e educação: De criança para criança: Programa multimodal de linguagens que integra as modalidades verbal, visual, gestual e sonora. Os alunos assumem o protagonismo das tarefas contando com o apoio do professor na função de mediador. Nosso objetivo é trazer para a sala de aula uma nova dinâmica para a construção do conhecimento. O resultado dessa prática é uma animação que perpetua o que foi aprendido na escola e pode ser compartilhado com todos. Saiba mais: https://www.decriancaparacrianca.com.br/.
4 – Meio Ambiente: Clube Watt: Nasceu com a vontade de tornar a forma como consumimos energia mais simples, desfazendo a ideia de que a energia renovável é complicada e cara. Desenvolvemos uma plataforma onde o acesso à energia renovável é fácil e transparente, ao alcance de qualquer pessoa. Saiba mais: https://clubewatt.com.br/.
5 – Cultura & Turismo: Turismo Adaptado: Trabalhar para promover a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas. Assim trabalhamos para que dentro da área que forma o lazer e turismo, sejam eliminadas barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais (tecnologia assistiva), programáticas (normas ou regulamentos) e atitudinais. Saiba mais: https://ricardoshimosakai.com.br/.
7 – Assentamentos Inteligentes & Urbanização: Mapa da Rede de Serviços Acessíveis: Prefeitura de São Paulo: Instrumento que disponibiliza geograficamente os equipamentos públicos acessíveis e que prestam atendimento à pessoa com deficiência em São Paulo. Possui como foco principal a simplificação, na busca pelas informações sobre acessibilidade na cidade de São Paulo. É um mapa online que traz destacados os equipamentos públicos acessíveis organizados de maneira simples para consulta e análise. Além de trazer informações como endereço e telefone para contato, traz também informações sobre a acessibilidade do local como um todo ou para tipos de deficiência, quando o local fizer tal separação. Vale ressaltar que nem todos os equipamentos são plenamente acessíveis, alguns apresentam requisitos mínimos de acessibilidade para garantir o acesso da pessoa com deficiência. Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/mapa_de_servicos/.
8 – Negócios e Comércio: Signa Edu: Nasceu para resolver a falta de oportunidade dos 9,7 milhões de surdos brasileiros em se capacitar e fazer cursos com qualidade, a partir da sua cultura e língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nós temos um compromisso forte com a educação. Com uma plataforma online adaptada e cursos produzidos didaticamente em libras e com legendas, a SIGNA capacita e prepara atualmente surdos para o mercado de trabalho, oferecendo para ele a oportunidade de aprender o conteúdo que tem interesse.
Os cursos são produzidos pela própria comunidade surda, pessoas com fluência em Libras, que possuem um conhecimento e que tem o desejo de compartilhar com outros surdos. É a comunidade ensinando a própria comunidade. Dessa forma também geramos renda extra diretamente para a rede de geradores de conteúdo, os professores. Saiba mais: http://www.signaedu.com/.
Sobre o WSA
O World Summit Awards – WSA é uma premiação global com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.
O prêmio teve início em 2003, em Genebra, no âmbito da cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado a cada dois anos, sendo coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria.
Nos anos ímpares, seleciona-se o melhor conteúdo digital de forma ampla. Nos anos pares, a premiação tem como foco conteúdo e aplicativos para celulares e dispositivos móveis.
Em cada ano, a premiação final é realizada em uma cidade diferente. Em 2019, a festa aconteceu em Cascais, Portugal. Desde 2003, o Brasil faz parte desta premiação com excelentes resultados.
0 comentários