Pessoas com deficiência e as cidades – a sustentável leveza do lazer

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

21 de outubro de 2022

Pessoas com deficiência e as cidades. A atividade pretende disseminar conhecimento (direito humano à informação e à comunicação), estimulando reflexões sobre o acesso de crianças, jovens e adultos com deficiência aos espaços de lazer das cidades, tais como parques, praças, playgrounds e assemelhados.

O objetivo é informar sobre direitos e melhorar o letramento das pessoas (com e sem deficiência), possibilitando o exercício consciente do direito humano ao lazer e assegurando a equidade entre as pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2011), há no mundo 1 bilhão de pessoas que vivem com uma ou mais deficiências, ou seja, uma em cada sete pessoas. No Brasil, pelos dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE (2010), mais de 45 milhões de pessoas vivem nessa condição, o que corresponde a quase 25% das pessoas que vivem no país e possuem uma deficiência ou mais. Isso precisa ser visibilizado e considerado na concepção dos espaços urbanos, inclusive os de lazer.

Painel “As Pessoas com Deficiência e as Cidades – a Sustentável Leveza do Lazer”: diálogos e reflexões sobre o direito às cidades e ao lazer nas cidades com especialistas em direitos humanos das pessoas com deficiência que pretende:

• Informar sobre direitos e melhorar o letramento das pessoas com e sem deficiência, possibilitando o exercício consciente do direito humano ao lazer na perspectiva da equidade;
• Refletir sobre as principais dificuldades das pessoas com deficiência para terem acesso ao lazer nas cidades e espaços urbanos (públicos ou de uso público).

A atividade contará com a presença de profissionais especialistas sobre os direitos das pessoas com deficiência, inclusive nas áreas do lazer, turismo e cultura, bem como a presença das próprias pessoas com deficiência, em respeito ao lema do movimento: “Nada sobre nós, sem nós” e do lema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Que ninguém fique para trás”.

Rita Mendonça
advogada, pesquisadora e consultora em Direitos Humanos, Direito Antidiscriminatório e Direito do Trabalho. Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho; Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI); Gênero, Raça, Geração, Deficiência (Acessibilidade) e Diversidade Sexual; Environmental, Social and Governance (ESG); Movimentos e Controle Social; Gestão de Políticas Públicas; Organizações da Sociedade Civil (OSC); Processo Legislativo; Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação. Presidenta do Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI)

Ricardo Shimosakai
Consultor em Acessibilidade, Inclusão e Turismo, bacharel em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi / Laureate International Universities. Especialista em acessibilidade, inclusão e turismo, trabalha desde 2004 nessas áreas, oferecendo consultorias, cursos, palestras, aulas e treinamentos. Trabalha seu conhecimento acumulado ao longo de vários anos, conhecendo milhares de pessoas, visitando inúmeros locais e passando por incontáveis experiências.

Rô Barqueiro 
Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar e Administração de Recursos Humanos. Atua com diversidade humana, e integra a Laramara (Associação de Assistência às Pessoas com Deficiência e suas Famílias). É Vice-Presidenta do Instituto Entre Rodas & Batom desde 2020. Desde a década de 1970 participa ativamente de cursos, seminários, congressos, fóruns, grupos de estudos e de trabalho relacionados às pessoas com deficiência, direitos humanos, acessibilidade, e inclusão na sociedade.

Marta Almeida Gil
Consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, associada à Ashoka Empreendedores Sociais, colaboradora do Planneta Educação e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012), organizou livros, tem artigos publicados, participa de eventos no Brasil e no exterior. Áreas de competência: Inclusão na Educação e no Trabalho.

Joelson Dias
Advogado. Ex-ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Foi Secretário do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (COADEM). Ex-Secretário da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB. Também representou o CF/OAB no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH), no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), órgãos vinculados à então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi Procurador da Fazenda Nacional e servidor concursado do Tribunal Superior Eleitoral e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });