Acessibilidade na comunicação em eventos para pessoas com deficiência visual e auditiva

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de agosto de 2022

Acessibilidade na comunicação em eventos. A pessoa com deficiência está cada vez mais presente na sociedade, exigindo seus direitos e se mostrando como um consumidor e participante de diversos movimentos. E para que as pessoas possam ser incluídas na sociedade, a necessidade da acessibilidade se mostra mais aparente a todos e em todos os lugares. Eventos são atividades em que a sensação de pertencimento é muito forte, desde que esteja aberta e adequada para receber a todos.

Os eventos precisam ter infraestrutura para que pessoas com deficiências físicas ou mobilidades reduzidas consigam circular sem grandes dificuldades ou esforços. Mas existem outros itens importantes na organização de um evento, mais voltados a pessoas com deficiência visual e auditiva, que muitas vezes são negligenciados. Para esses dois tipos de deficiência, a acessibilidade é muito relacionada à informação e comunicação. Muitos pensam que basta o Braille para cegos e a Libras para surdos, que tudo está resolvido, mas não é bem assim.

Em várias palestras que eu já dei, algumas vezes colocam intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e o problema começa aí, por ser somente algumas vezes. E quando colocam, geralmente é só para as palestras sobre acessibilidade, então o espectador surdo fica sem a oportunidade de aproveitar o evento como um todo. Certa vez, uma amiga surda foi assistir minha palestra, que felizmente havia uma intérprete de Libras. Mas ao final, quando ela veio me cumprimentar, disse que não havia entendido nada pela intérprete do evento, pois provavelmente ela era uma aprendiz sem experiência. Colegas intérprete dizem que isso é comum acontecer, pois os aprendizes cobram menos pelo trabalho, e os eventos não prestam atenção na qualidade do profissional. Nesse caso, felizmente minha amiga foi acompanhada de uma colega ouvinte que sabia Libras, então ajudou ela.

Em eventos de grande porte, já vi recursos de estenotipia, que é a produção de legendas ao vivo, e auxilia muito a surdos alfabetizados que conseguem ler, e até mesmo a ouvintes, quando o som não está muito bom ou o palestrante fala de forma difícil de entender. Você deve conhecer o Closed Caption, que são as legendas em filmes ou programas gravados, onde a legenda é inserida posteriormente. Mas quando se está num evento ao vivo, numa palestra ou numa peça de teatro, por exemplo, a legenda precisa aparecer imediatamente, e para que isso seja feito com rapidez, há um profissional que utiliza o estenótipo, uma espécie de máquina de escrever com menos teclas, semelhante ao taquígrafo.

E aproveitando a deixa, de eventos ao vivo, também vale citar a necessidade de incluir a audiodescrição para cegos. Esta técnica é necessária principalmente quando há muitos elementos visuais, e podemos pegar o mesmo exemplo anterior, das apresentações de palestras ou peças de teatro. Às vezes palestrantes apresentam vídeos institucionais, onde há somente uma música, e a informação é passada totalmente por meio visual. Muitas peças de teatro tem um figurino rico ou mudam o cenário várias vezes, que também são casos de informação visual. Então um profissional irá descrever esses itens visuais, sem interferir na fala do palestrante ou dos atores, achando as brechas de espaço entre as falas para passar a informação. Para isso, é utilizado equipamentos de transmissão, com fones de ouvido, igual ao utilizados por tradutores.

Ainda há vários outros recursos e operações que podem ser aplicados em eventos, vai depender das características do evento, pois há muita variação entre eles. Pode ser um congresso, um casamento, uma feira, uma competição esportiva, entre vários outros, cada um com sua característica. E para ter um resultado satisfatório, é importante que os recursos de acessibilidade sejam planejados por um profissional, pois como mostrado anteriormente, se isso não for feito com qualidade, o investimento pode ser em vão. Minha consultoria abrange todas essas situações, e tenho parceiros ou profissionais em minha equipe para atender também os casos citados de intérprete de Libras, audiodescrição ou qualquer outra necessidade de serviços ou produtos relacionados à acessibilidade. Então para planejar seu evento, não deixe de entrar em contato para uma conversa, não custa nada!

No vídeo abaixo, você assistirá uma live com a MCI onde eu abordo mais assuntos sobre a acessibilidade em eventos e a inclusão da pessoa com deficiência de um modo geral. A MCI é uma agência global de engajamento e marketing que cria pontos de contato centrados no ser humano para liberar o poder das pessoas e oferecer inovação e crescimento. Desde 1987, acreditam firmemente no poder de construção de comunidades, ajudando marcas, associações e organizações sem fins lucrativos a superar seus principais desafios por meio de eventos presenciais e virtuais, comunicação estratégica e digital, consultoria e soluções para comunidades. Uma agência independente sediada em Genebra, Suíça, com presença global de 61 escritórios em 31 países.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });