Tirolesa adaptada em San Luis Potosi. As atividades do turismo de aventura são inúmeras, e existem adaptações para praticamente todas as modalidades. Quando fui ao México palestrar em um evento, também fui convidado para conhecer o Campamento Tlachtli em San Luis Potosi, que trabalha as questões de acessibilidade com bastante dedicação.
Eu já havia experimentado a tirolesa em alguns lugares, como o Parque dos Sonhos em Socorro, mas esta foi a primeira experiência de fazer uma tirolesa sentado em uma cadeira de rodas. Além de mim, havia colegas cegos que também fizeram a tirolesa com todo conforto e segurança. Dos eventos que aconteceram no México, também surgiu o convite para fazer parte do Instituto Iberoamericano de Turismo Inclusivo, onde também já participei como palestrante em alguns congressos e escrevi artigos para a revista digital, como o “Carnaval accesible e inclusivo. El evento popular más grande y tradicional de Brasil.”
A questão de segurança é bastante importante nas atividades de aventura, e quando se trata de pessoas com deficiência, algumas vezes elas precisam de adaptações específicas para a necessidade do praticante. Então é preciso prestar atenção nos fatores motores, visuais, auditivos e a compreensão, para que elas sejam complementadas de alguma forma para que haja conforto e segurança, e que assim a atividade possa ter o máximo de aproveitamento.
0 comentários