Vaso sanitário com abertura frontal. O vaso sanitário, também conhecido tecnicamente como bacia sanitária e popularmente como privada, é um dos elementos mais importantes dentro de um banheiro. Afinal, lavar a mão, escovar os dentes, você consegue fazer em outro local, mas fazer suas necessidades fisiológicas como urinar e principalmente evacuar, só mesmo num vaso sanitário. E o banheiro acessível, é um dos ambientes mais importantes para a acessibilidade, principalmente para pessoas com deficiência física, e ainda mais importante para usuários de cadeira de rodas.
Então a adequação do vaso sanitário dentro do banheiro deve ser de alto nível, e para isso, existe um conjunto de acessórios que acompanham o vaso sanitário, como as barras de apoio, a descarga, a ducha higiênica, o papel higiênico, espaço de aproximação e até algumas medidas do próprio vaso sanitário, como altura. Mas tudo isso fica para outros artigos, ou caso queiram saber mais, eu ofereço meus cursos online sobre acessibilidade, ou então para uma segurança em seu projeto, ofereço minha consultoria em acessibilidade especializada.
Nesse artigo vamos tratar especificamente do vaso sanitário com abertura frontal. Esta peça já existe faz tempo, ninguém via sentido nela, até uma fabricante começar a oferece-la como o vaso sanitário ideal para acessibilidade. O argumento é que a abertura serve para que o acompanhante ou ajudante, tenha um espaço para colocar as mãos e fazer a limpeza das partes íntimas com mais facilidade. Isso realmente tem seu sentido, mas serve somente em ambientes hospitalares ou para pessoas que tenham a dependência de um cuidador. E mesmo assim, existem acessórios melhores como a cadeira de banho.
A abertura frontal do vaso sanitário cria uma dificuldade para a maioria dos usuários, pois retira um lugar de apoio das pernas, e para quem não tem controle dalas, a perna pode entrar nessa abertura e desiquilibrar a pessoa. Eu tenho amigos que se acidentaram dessa maneira, até uma amiga que chegou a quebrar o quadril por causa disso. Então essa abertura acaba oferecendo mais perigo do que utilidade. Além disso, essa abertura fica bem na parte da frente, e quando uma pessoa sentada na bacia sanitária quer urinar de forma livre, o jato de urina pode acabar saindo para fora do vaso sanitário.
Mas como eu disse, o vaso sanitário com abertura frontal serve para locais e pessoas específicas, caso contrário, para a maioria das pessoas com deficiência, ele oferece dificuldade, desconforto e perigo. Então não deve ser considerado como um ítem nos projetos de acessibilidade em locais públicos. O problema é que a campanha dessa fabricante estava convencendo muitas pessoas e empresas a adotarem esse equipamento como sendo o ideal, chegando ao ponto de vários lugares trocarem o vaso antigo comum, pelo vaso sanitário com abertura frontal.
Até profissionais como arquitetos já estavam adotando isso em seus projetos, porém sem critério algum, a não ser a propaganda da fabricante, ou copiando isso de outros estabelecimentos. Praticamente nenhum dos usuários, nunca recomendou ou avaliou bem esse equipamento, pelo contrário. Você pode verificar o nível de rejeição desse vaso sanitário, conferindo os comentários em um post que fiz sobre o assunto. Mas a coisa estava se espalhando, e inúmeros locais já estavam com o “terrível” vaso sanitário com abertura frontal, foi aí então que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo emitiu uma Resolução SMPED/CPA Nº 16 de 18 de Julho de 2012, proibindo o uso do vaso sanitário com abertura frontal. Depois, na atualização da norma NBR 9050 sobre acessibilidade em edificações, em 2015, essa proibição também passou a constar, valendo para todo o território nacional.
Ainda não é difícil encontrar esse tipo de vaso sanitário nos estabelecimentos, mas isso está errado e deve ser trocado. Vendê-lo não é proibido, mas a instalação dele deve ser uma decisão particular, somente para sua própria residência, pois é proibido para locais públicos. E as fabricantes e lojas que oferecem o vaso sanitário com abertura frontal como uma solução de acessibilidade, também estão errados, e induzindo pessoa a fazerem coisas erradas, o que é um crime.
Como você pode perceber, às vezes as tentativas de soluções não estão corretas pela falta de informação junto às pessoas que vão utilizá-las, e isto não funciona. Por isso, o que eu denominei de Acessibilidade Funcional, um conceito que desenvolvi, é baseado na prática. Passo muito exemplos em minhas palestras, aulas e treinamentos. Para quem me segue no Blog, Instagram e no canal do YouTube, também vai ver muitos exemplos sobre esse tema. Se não for somente um curioso, aconselho a se aprofundar melhor através dos meus produtos citados acima.
0 comentários