Síndrome de Down com autonomia no reality show “Expedição 21”
O programa visa exercitar a autonomia e independência, com um treinamento de empoderamento e reconhecimento do sujeito, incluindo a oportunidade de aprender a morar sozinho. A iniciativa é do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo Educador Social Alex Duarte, e também premiado diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”.
“Muitas pessoas com deficiência encontram-se dependentes de outras pessoas para realizar inúmeras tarefas que exigem uma tomada de decisão. Se não tiverem a oportunidade de aprender fazendo, elas ficam excluídas de qualquer processo de participação social em condições de igualdade. A Expedição 21 veio mostrar o quanto é importante esse aprendizado na prática”, explicou Alex.
Mais do que isso, a Expedição 21 foi um treinamento disciplinar e motivador, dividido em equipes. Os participantes foram separados em 3 times: Autonomia (Equipe Amarela), Maturidade (Equipe Preta) e Protagonismo (Azul), e desde o momento em que entraram na casa, passaram por provas e tarefas que exigia responsabilidade, energia, trabalho em equipe, tomada de decisão e muita criatividade.
“Era um ambiente propício para o aprendizado, porque eles estavam se sentindo felizes e reconhecidos na casa. Isso só reforça o quanto o ambiente é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do sujeito”, garantiu Tânia Zambon, uma das especialistas que participaram na casa.
Entre as tarefas da Expedição, os grupos tiveram que planejar e criar estratégias para ir ao supermercado, montar o cardápio da janta ou do almoço, entender que alguns participantes tinham restrições e alergia alimentares, fazer a comida, limpar a casa, lidar com o dinheiro em equipe e dividir posições e os afazeres entre os participantes.
“Um dos desafios foi saber dividir o quarto, aprender a compartilhar o mesmo ambiente. Tiveram que ceder muitas vezes, abdicar de suas vontades para auxiliar o seu time e isso exige humildade e tolerância”, completou Alex.
Convidados especiais
A Expedição 21 também recebeu especialistas na área de Direito e Deveres (Ludmila Hanisch), Comportamento nas Redes Sociais (Renato Passos), Moradia Independente (Flávia Poppe), Empoderamento e Coach (Tânia Zambon).
O bate papo reforçou o protagonismo dos jovens, que criaram perguntas curiosas e provocativas sobre aquilo que tinham interesse em saber. “Foi um complemento do que aprendemos aqui. Antes das visitas, o Alex pediu que as equipes formulassem perguntas sobre temas relacionado aos convidados e no qual tínhamos dúvidas. Isso nos ajudou muito”, contou a participante Fernanda Machado, de Porto Alegre.
MAIS DE 100 INSCRIÇÕES
A seleção para a Expedição contou com a inscrição gratuita de mais de 100 jovens. Os bastidores da experiência foram gravados e transformado em um documentário e em um livro.
“Depois da Expedição, comecei a colocar em prática o que aprendi em casa. Logo em seguida, tive uma conversa aberta com meus pais, e juntos decidimos que eu poderia ter a chance de iniciar uma experiência em morar sozinho”, revelou o participante Vinicius Streda. A partir de dezembro, Vinicius vai morar na antiga casa dos seus avós (inmemorian), numa decisão apoiada dos seus pais. “Eu sei que posso, agora é hora de executar”, garantiu.
Segundo Alex Duarte, a Expedição 21 não é um projeto com foco na moradia independente, e sim, uma experiência prática para exercitar a autonomia e protagonismo. “A saída do jovem de casa é um desafio para todos os envolvidos, e envolve uma série de fatores. A Expedição 21 estimula a autonomia e o poder de escolha, até porque nem todos os jovens desejam morar sozinhos, alguns anseiam dividir apartamento com amigos ou até morar com os avós. E Isso é o mais importante, o poder de decidir com responsabilidade e apoio”, completou.
Documentário Expedição 21
O Documentário é um mergulho pelos bastidores do Reality: Primeira Imersão de Pessoas com síndrome de Down da América Latina, criado para estimular a independência de pessoas com deficiência intelectual. Com duração de 64 min, o documentário mostra os bastidores dos 4 dias na casa da Expedição.
A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e Educação do nosso país, entre eles o Phd e Médico Geneticista, Dr Zan Mustachi, o Neurocientista e Neuro Cirurgião Fernando Pinto Gomes, a Doutora em Educação e Pesquisadora Carina Streda e a Médica e Pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão.
Palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”
O Shopping Villa Lobos em parceria com a ONG Serendipidade, irá realizar no dia 3 de dezembro, (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência), a palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”, com o Educador Social e diretor de cinema, Alex Duarte. Após a palestra, haverá a exibição do Documentário Expedição 21.
Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo da Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
Este evento foi idealizado e criado com a finalidade de informar famílias, profissionais, mídia e sociedade, através da palestra e Documentário, sobre o novo olhar para a inclusão. Evento Gratuito, faça sua inscrição no link a seguir https://forms.gle/UZ2UA4E9K16duLhE7
Dia: 3 de Dezembro
Horário: 17h30 às 20h
Endereço: Shopping VillaLobos – Teatro Opus, 4º Piso
Informações: Cromossomo 21 – [email protected]
Atendimento ao Cliente Shopping – VillaLobos [email protected]
(11) 3024 – 3738 ou 3024-3705
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários