Passarela acessível para todos. A segurança para atravessar grandes avenidas.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

2 de novembro de 2022

Passarela acessível para todos. O pedestre precisa de recursos de segurança para atravessar ruas, avenidas e rodovias. Dependendo do tamanho e fluxo de carros, o pedestre atravessa nos semáforos de carros, mas quando a avenida é grande e tem um fluxo mais intenso de carros, e a localização também apresenta um fluxo grande de pessoas, colocar passarelas é uma boa opção, pois além da segurança, também não há interrupção do trânsito.

A estrutura tradicional de uma passarela, era feita através de estadas que dão acesso a um caminho elevado, porém isso não é acessível para todos. Para realmente ser acessível, é preciso que nas duas pontas tenham elevadores ou rampas. Os elevadores são mais fáceis, mas precisam de manutenção constante, e contar com o respeito das pessoas. Já encontrei algumas passarelas onde os elevadores estavam depredados, por vandalismo, ou um deles estava enguiçado, então não teria como fazer uma travessia completa.

A rampa sofre menos com vandalismos e não enguiça, porém é mais difícil para subir e descer, será preciso de força ou então da ajuda de terceiros, mas a durabilidade dela é maior, e o custo menor. As duas formas têm seus prós e contras, como a maioria dos recursos de acessibilidade.

Neste artigo vou colocar como exemplo a passarela que fica em frente ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Ela tinha uma passarela antiga, com uma estrutura metálica na cor verde, porém o acesso era feito por escadas. Eu mesmo já tive problemas com ela, pois certa vez eu tive duas viagens, onde iria chegar do primeiro voo no Aeroporto de Congonhas, e depois de 4 horas iria embarcar no segundo voo no mesmo aeroporto. Então eu decidi almoçar, mas queria comer fora do aeroporto, e sabia que havia bons restaurantes do outro lado da avenida. Mas quando fui tentar atravessar, percebi que não havia como utilizar a passarela por causa das escadas, e não havia uma travessia pela rua com semáforo ali perto, e os mais próximos estavam a mais de 1 quilômetro de distância.

A reivindicação por uma passarela acessível durou bastante tempo, mas conseguiu ser aprovada também por causa que a passarela antiga já estava deteriorada, atém com risco de queda, então uma nova passarela foi feita, desta vez com acessibilidade. Além disso, diversos itens complementares de acessibilidade foram colocados, e não somente a estrutura da passarela em si.

Para quem sai do aeroporto, ainda precisa atravessar uma rua interna, e nessa rua há uma passagem em nível, onde a faixa de pedestres é elevada, eliminando a necessidade de rampas. Nesse mesmo local, eu pensei que havia um semáforo sonoro para cegos, mas tive uma decepção ao ver que era uma caixa de som, que emitia mensagens educativas, mas não havia sinais de orientação para a travessia de cegos. A estrutura existente foi mal utilizada.

Depois há pisos táteis e um mapa tátil para informar e orienta pessoas com deficiência visual. As duas pontas são servidas por elevadores, e num local como um aeroporto, serve de ajuda a muitas pessoas, pois há passageiros com malas, às vezes grande e pesadas, então o elevador acaba sendo bastante útil para todos. Do outro lado da avenida, já achei que o piso tátil estava mal colocado e confuso, como já mostrei em outro caso sobre a confusão do piso tátil. Também havia uma praça, com banheiros públicos acessíveis, e um ponto de ônibus.

Num geral, o projeto teve um bom planejamento e execução, mas faltou um toque de um especialista, pois alguns detalhes falharam. Eu sempre chamo profissionais de diversas áreas para conhecerem a acessibilidade de uma forma mais profunda, conhecendo meus conceitos de Acessibilidade Funcional, que apesar de fundamentalmente necessário, não é considerado em leis e normas. Ensino amplamente a acessibilidade a partir da opinião do usuário, conteúdo de meus cursos, aulas e treinamentos. Também mostro em minhas palestras, mas para aqueles que preferem o conforto e segurança de um profissional, daí ofereço a minha consultoria. Ainda há várias dicas no perfil do Instagram e no canal do YouTube, mas alí são somente pílulas de um material mais abrangente e importante que compartilho nos meus serviços.

 

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