Olhar Acessível. A edição de 2023 da Feira do Empreendedor aconteceu de 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h, no São Paulo Expo, um dos mais modernos locais para eventos do País. Foram 4 dias de evento em um espaço ainda maior: a área das atrações passou de 45 mil m² para 51 mil m². Em 2022, a Feira do Empreendedor registrou 125 mil visitantes com movimentação de mais de mais de meio bilhão em negócios gerados.
Os espaços de conhecimento, oficinas e palestras, foram organizadas em trilhas, além do palco principal. Cada trilha tinha seu espaço próprio e uma agenda repleta de assuntos relacionado ao tema da trilha. Uma das trilhas, se chamou Olhar Acessível, que tinha uma arena própria, com acessibilidade, e intérpretes de Libras. Veja a chamada criada para esse espaço:
“Já pensou em tornar seu negócio mais acessível, mas não sabe por onde começar? O Espaço Olhar Acessível, foi dedicado a palestras e discussões sobre acessibilidade e inclusão. Seu principal propósito é ajudar os empreendedores a tornarem seus negócios mais acessíveis.
Com conteúdo cuidadosamente elaborado, o espaço busca esclarecer dúvidas e descomplicar o conceito de acessibilidade e inclusão para os pequenos negócios. As palestras oferecidas focam em informações práticas, cases, soluções e insights para adaptar os negócios de forma inclusiva. Dê o primeiro passo e venha conhecer o Espaço Olhar Acessível. Juntos, podemos criar um mundo mais acolhedor e acessível para todos.”
Olhar Acessível
Ricardo Shimosakai foi convidado para dar uma palestra falando sobre acessibilidade, inclusão e turismo. Na verdade, o turismo era um pano de fundo, citando locais e situações de acessibilidade ou a falta dela, e mostrando o que deveria ser feito para adaptar ou evitar os erros ou falhas. Foram vários exemplos que podem acontecer no cotidiano de uma pessoa com deficiência, não necessariamente somente em uma viagem.
Um dos exemplos, foi a importância da informação de acessibilidade nos atrativos turísticos, seja ela uma informação antecipada, nos sites e locais de divulgação, para a pessoa pesquisar e ter a certeza que irá encontrar recursos de acessibilidade, ou também a informação no local, com sinalização indicativa das entradas acessíveis, banheiros adaptados ou dos próprios funcionários em tirar dúvidas do visitante, inclusive de maneira audiodescrita para cegos e em Língua Brasileira de Sinais para surdos. Isso é um ótimo exemplo de um olhar acessível.
Ricardo Shimosakai já participou de outras iniciativas do Sebrae, da própria Feira do Empreendedor em Natal, no Rio Grande do Norte e de um projeto do Sebrae junto com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, de incentivo ao empreendedorismo da pessoa com deficiência, para mostrar que ela além de buscar emprego, pode ter seu próprio negócio. Ricardo Shimosakai apresentou seu negócio como um xaso de sucesso.
Inclusive depois participou do Empretec, que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Além de outras campanhas de incentivo, que foram apresentadas na mídia, como a entrevista na TV Cultura.
Olhar Acessível também é o que pode chamar que existe na consultoria de acessibilidade de Ricardo Shimosakai, principalmente por ser uma pessoa com deficiência ativa em busca de soluções e novidades. O resultado disso é uma acessibilidade funcional, a melhor opção para quem oferece e quem utiliza. É esse olhar acessível que também é passado em seus cursos, para que a acessibilidade possa ser aprendida e espalhada da forma correta. Também como seu papel de professor, segue essa linha de pensamento, assim como em seus treinamentos para empresas. Siga o perfil do Instagram e o canal do YouTube, e poderá perceber facilmente como o olhar acessível está presente em tudo o que publica.
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