Microinfluenciadores Digitais. Viralizando a mobilidade.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

5 de junho de 2024

Microinfluenciadores Digitais. Mais uma vez, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma Negócios da Comunicação se destacam ao reconhecer os profissionais que se tornaram fundamentais nas estratégias de comunicação e marketing das marcas: os microinfluenciadores digitais.

Com o propósito de dar visibilidade aos micro e nano creators e levar conteúdo de qualidade a todo o mercado de comunicação, o Prêmio Microinfluenciadores Digitais busca destacar esses profissionais que conseguem um engajamento genuíno com seus seguidores, exercendo influência sobre suas decisões e opiniões a respeito de produtos e serviços.

No dia 11 de maio de 2024, aconteceu a 6ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais, prestigiando os microinfluenciadores mais relevantes em 26 categorias. São três premiados por categoria e que receberão um troféu como reconhecimento, e também um destaques para cada categoria.

Ricardo Shimosakai foi um dos vencedores na categoria mobilidade, e também foi o destaque entre os outros Microinfluenciadores Digitais vencedores. A premiação é feita através de votação popular, então durante um período de tempo é aberta a votação para qualquer pessoa através do site oficial. Depois de encerrada a votação, é classificado as pessoas que mais receberam votos em cada categoria, e a mais votada delas recebe o destaque.

Por ser uma votação aberta, o reconhecimento é bem maior do que concursos onde a escolhe é feita somente por alguns jurados. Ricardo Shimosakai tem uma forte presença digital em seus conteúdos disponibilizados em seu blog, perfil do Instagram, canal do YouTube, facebook e LinkedIn. Seu site também tem páginas específicas para cada serviço prestado de sua empresa, como a consultoria em acessibilidade, treinamentos, Curso Online Acessibilidade e Inclusão, palestras e aulas.

A estratégia de Ricardo Shimosakai é oferecer um artigo completo toda semana em seu blog, com texto, imagem e um vídeo hospedado em seu canal do YouTube. Esse conteúdo é replicado em todas as suas redes sociais, através de cortes do material. No instagram, além disso, são publicados outras pílulas de conhecimento sobre acessibilidade e inclusão, compartilhando também materiais de terceiros. Nos stories, também são postadas atividades do cotidiano como trabalho, passeios e viagens. No canal do YouTube, são publicados vídeos completos dos temas do artigo do blog, vários shorts e transmissões ao vivo como lives e entrevistas, além de outros vídeos de terceiros superinteressantes.

A internet tem uma grande importância nas evoluções da acessibilidade, no mundo inteiro, como uma ferramenta. Além disso, é um local poderoso de informação, para compra de produtos e consumo de serviços. Além da parte educacional, afinal um número imenso de pessoas recorre à internet para tirar dúvidas, fazer pesquisas e obter conhecimentos. Então todos que trabalham para organizar e operar e produzir conteúdo, devem ter o reconhecimento, caso contrário todas esses benefícios e facilidades não seriam possíveis. E os influenciadores tem uma grande responsabilidade, pois tudo que tornam público tem consequências, e por isso o cuidado é muito importante, para que essas consequências sejam sempre positivas.

Ricardo Shimosakai diz que todas as pessoas podem ser influenciadoras digitais, e estimula que seus colegas com deficiência comentem, elogiem ou reclame sobre as condições de acessibilidade nos estabelecimentos e serviços. Toda empresa tem um site ou rede social, então é fácil tornar pública sua opinião, e ela pode influenciar outras pessoas ou a própria empresa. Muitos lugares já melhoraram sua acessibilidade por causa de críticas nos meios de comunicação digitais, Ricardo já prestou consultorias e deu treinamentos, justamente por causa desses tipos de comentários.

Prêmio Microinfluenciadores Digitais

Sempre alinhado com as principais tendências do mercado, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma Negócios da Comunicação saíram na frente em 2016, com o Prêmio Influenciadores Digitais, tornando-se os primeiros a eleger os principais e mais relevantes influenciadores do País. Já em 2014 notamos que os influencers construíam as narrativas de nossa sociedade e foi muito natural que o Centro de Estudos da Comunicação – Cecom – iniciasse esse movimento de valorização e contribuição para o desenvolvimento desses profissionais que ajudam a edificar as narrativas de nossa sociedade.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });