Live com Pensar Turismo, que é um projeto que tem seu objetivo explícito no nome, o debate entre profissionais de diversas áreas sobre o negócio turismo. As lives buscam criar uma sinergia entre as pesquisas acadêmicas e as práticas do mercado. Buscam sempre pessoas experientes no turismo, para debater sobre alguma temática que tenha relevância no grande universo do turismo. Nesta live, o tema é turismo acessível, e todos os participantes, além de pessoas com deficiência, também são turismólogos, ou seja, possuem graduação no curso superior de turismo.
Temilson Costa é Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité. Sofreu um acidente de moto em 1988 e adquiriu uma deficiência em seu braço direito. Mestrando no PROFEPT – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Tema: A Relação Teoria e Prática na Educação Tecnológica: um estudo de caso no curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité. É Guia de Turismo Nacional, Regional/RN e Roteiros Ecológicos do RN. Coordena o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas do IFCE Baturité e atua como Tutor nas disciplinas Captação e Coordenação de Eventos em Meios de Hospedagens e Projeto Social – IFCE/EAD, são somente algumas qualidades de sua enorme capacidade acadêmica.
Mellina Reis é formada em Turismo e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Possui uma degeneração na retina, o que fez com que ela perdesse sua visão central (responsável pelo foco). Em 2011 sua visão piorou devido ao surgimento da catarata que vem progredindo, e isso fez com que ela precisasse se readaptar com seu novo jeito de enxergar. Fez reabilitação para aprender a usar a bengala e em março de 2014 passou a ter um cão-guia, uma labradora preta chamada Hilary. Ela trouxe muito mais autonomia e melhorou sua autoestima, e agora Mellina não tem mais receio de ir a algum lugar novo sozinha, e compartilha suas experiências através do 4 Patas Pelo Mundo.
Ricardo Shimosakai é um profissional especialista em acessibilidade e inclusão. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, trabalha desde 2004 com acessibilidade na área. Presidente da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível), membro da Red Iberoamericana de Turismo Accesible, SATH e ENAT, organizações internacionais de turismo acessível. Consultor e palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado e organizou didaticamente o conceito de acessibilidade funcional, onde ensina em seus cursos online.
0 comentários