Exclusão, segregação, integração ou inclusão. Fui contratado para dar uma palestra online num evento corporativo da Wabtec aos seus funcionários, onde procurei conscientizar as pessoas para a importância da acessibilidade e da inclusão, entendera as características das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e mostrar equipamentos e procedimentos para adequar locais e serviços à acessibilidade. Uma palestra informativa e motivacional, com pitadas de questões técnicas para complementar. A empresa possui um grupo interno de afinidades chamado My Abilities, focado na conscientização e inclusão de mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho
A deficiência não necessariamente é um fator limitante para uma pessoa, pois ela pode desenvolver outras habilidades para resolver de forma diferente, as tarefas do cotidiano. Usei dois exemplos de pessoas para ilustrar a capacidade dessas pessoas. O primeiro é Daniel Dias, atleta paralímpico brasileiro, que nasceu com malformação em seus membros superiores e inferiores, nadador com 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze, somente em Paralimpíadas, sem contar as centenas de outras em diferentes competições. Foi ganhador em 2008, 2012 e 2016 do Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte e concedido através de votação.
O segundo exemplo de pessoa é Steve Wonder, músico, compositor e cantor dos Estados Unidos, nasceu cego pelas complicações de um parto prematuro, ganhador de inúmeros prêmios, já faturou 25 Prêmios Grammy Awards, uma das mais importantes premiações do mundo da música, além de uma estatueta do Oscar de melhor canção original, pela música “I just called to say i love you”, canção principal da trilha sonora do filme “A Dama de Vermelho”. Essa mesma música ainda lhe rendeu um Globo de Ouro.
A inclusão às vezes é entendida de forma equivocada, por isso expliquei as diferentes formas de relacionamento com a pessoa com deficiência. Na exclusão, a pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse. Na segregação, a pessoa tem oportunidade de participar em locais e atividades exclusivos para a pessoa com deficiência, sem outras pessoas sem deficiência. Na integração, a pessoa consegue estar em locais e serviços onde há pessoas sem deficiência, porém ela é tratada separadamente, sem ter relacionamento com as pessoas sem deficiência. E na inclusão, os locais tem acessibilidade e os serviços são inclusivos, onde a pessoa com deficiência está nos mesmos lugares e participa das mesmas atividades que pessoas sem deficiência, todos juntos na verdadeira inclusão.
Outro conceito importante citado, é o da igualdade. Essa palavra é utilizada por muitos, querendo dizer que devemos dar oportunidades e condições iguais às pessoas, sem fazer nenhum tipo de diferenciação. Mas na verdade, as pessoas são diferentes, vivemos numa diversidade, então dar oportunidades iguais para pessoas diferentes, não combina. Por exemplo, promover um passeio ciclístico, como o World Bike Tour, do qual eu fiz parte, onde eles fornecem a bicicleta aos inscritos, e dar bicicletas iguais a todos, não seria possível para mim, que sou cadeirante. Então eles ofereceram bicicletas adaptadas, como hanbikes que são bicicletas de três rodas, ideais para pessoas com deficiência física e bicicletas tandem que possuem lugar para duas pessoas, para pessoas com deficiência visual, onde vai uma pessoa vidente na frente e o cego atrás, ambos pedalando.
A Wabtec Corporation é uma fornecedora líder global no segmento de equipamentos, locomotivas, sistemas, soluções digitais e serviços para o transporte ferroviário de carga e de passageiros. Com quase quatro séculos de experiência coletiva na Wabtec, GE Transportation e Faiveley Transport, a empresa possui experiência digital, inovação tecnológica, serviços e manufatura de classe mundial. A Wabtec está presente em mais de 50 países e possui aproximadamente 27.000 funcionários em instalações em todo o mundo.
Se você ficou interessado em proporcionar uma palestra para sua empresa ou evento, entre em contato para reservar uma data em minha agenda. Sou um dos palestrantes com deficiência mais antigos no Brasil, já fiz apresentações em todo o Brasil e diversos países do exterior. Tenho domínio para abordar qualquer assunto relacionado à acessibilidade, inclusão, pessoa com deficiência e turismo, e ainda sou bastante solicitado para falar sobre empreendedorismo.
0 comentários