Área de serviço adaptada. As residências ou até mesmo os locais de trabalho, possuem um espaço chamado de área de serviço, onde estão equipamentos e produtos, mais voltados para a limpeza. A pessoa com deficiência precisa que esse espaço esteja adaptado para que ela consiga realizar as tarefas, caso contrário isso pode se tornar muito cansativo e até perigoso.
A máquina de lavar roupa é quase um símbolo dessa área, e há diferentes tipos e tamanhos de máquinas de lavar roupa. A mais conhecida tem a abertura para colocar as roupas na parte de cima, assim como os seus controles. Esse modelo não é nada bom para um cadeirante, pois não oferece um alcance manual, principalmente na hora de tirar a roupa, e nem um alcance visual e manual dos controles, que costumam ficar na borda traseira. As máquinas de lavar roupa com abertura frontal são bem mais acessíveis, com abertura e controle na parte da frente.
Alguns especialistas, dizem que a máquina de lavar roupa com abertura frontal, lava melhor e agride menos a roupa. Uma dificuldade, nas máquinas modernas, muitas delas com controles digitais, é que as informações ficam muito visuais numa telinha, e daí para o cego isso é inacessível. As máquinas antigas, que você precisava apertar botões e girar seletores, eram bem melhores para esse público. A saída é criar um menu, e sistemas de som para o aparelho.
Depois que lavar a roupa, agora é hora de secá-la, e para isso existem varais que podem ser suspensos e abaixados através de um sistema de corda, ou também há varais de chão, parecido com uma mesa com varetas, onde você pendura a roupa. Na sequência, vamos passar a roupa, e o equipamento utilizado para isso é uma tábua de passar roupa. A maioria delas tem uma altura elevada, mas é possível fazer adaptações simples, diminuindo os pés. Alguns ficam presos na parede, ou em locais embutidos como uma gaveta, e nesses casos é só escolher a melhor altura no momento da instalação.
O tanque de lavar roupa, conhecido assim pois antigamente não existia a máquina para lavar a roupa, e o serviço tinha que ser braçal. Ele é utilizado para fazer alguns reforços na lavagem, mas também para executar outros serviços se limpeza, onde a água da torneira irá ajudar. Para isso, o também precisa ser acessível, com espaço de aproximação para ficar bem próximo ao tanque, alcance manual para conseguir controlar a torneira e fazer a lavagem, e a altura do tanque.
Uma bancada também é importante, para realizar alguns serviços de limpeza, mas também pode ser muito útil para realizar consertos ou trabalhos manuais de sua casa. Conseguir chegar bem perto da bancada, e com ela numa altura confortável é o básico, e esses conceitos se assemelham muito à acessibilidade em mesas, pois a bancada é como se fosse uma mesa de serviços.
E para complementar todos esses serviços, os produtos de limpeza também tem seu papel muito importante. Eles precisam estar em um local de fácil visualização e alcance. As embalagens, deveriam possuir um formado anatômico, em que a pessoa consiga pegar com firmeza e conforto. Além disso, ter identificações em braile, e até um Código QR, para levá-lo até uma página digital com orientações mais completas, onde cegos poderão ler através de um sistema de voz e pessoas com baixa visão poderão ampliar o texto, que já deve possuir contraste.
Quando a área de serviço faz parte de sua residência, você escolhe as melhores posições e equipamentos para a sua acessibilidade. Mas se essa área de serviço fizer parte de um local público, como um hotel, condomínio ou mesmo uma lavanderia pública, ele precisa atender a todos. Às vezes podem se colocar alternativas, como por exemplo, máquinas de lavar roupa com abertura superior e frontal, assim as pessoas podem escolher.
Se você gostou das orientações, tem mais no meu perfil do Instagram e no meu canal do YouTube. São assuntos assim, práticos e com acessibilidade funcional, que eu ensino em meus cursos online, e também aplico em minhas consultorias. Se sua empresa quer saber mais, também tem minhas palestras e treinamentos. Não deixe de me procurar quando precisar!
0 comentários