Turistas com deficiência foram petiscar em cadeiras de rodas
Turistas com deficiência foram petiscar. Há muitas barreiras e várias formas de ultrapassá-las. Foi este o sentimento que moveu um grupo de turistas com deficiência que participou numas miniférias organizadas pela Associação Salvador. Fizeram mergulho e vela adaptada, foram à praia e participaram na Rota do Petisco, que neste momento decorre nos conselho de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.
Frequentar um restaurante ou um bar é muitas vezes um pesadelo para quem tem problemas de mobilidade. Quem participa na Rota do Petisco tem a vida facilitada porque o passaporte da iniciativa gastronômica “informa quais são os estabelecimentos acessíveis para todos”, explicou ao CM Luís Matos, da associação Teia d’ Impulsos, que organiza o evento.
O grupo da associação Salvador foi a quatro estabelecimentos em Lagos, todos eles acessíveis a quem tem algum tipo de deficiência motora. “Toda a zona envolvente tem acesso para cadeiras de rodas e as nossas instalações estão preparadas para receber qualquer pessoa”, garantiu ao CM Humberto Costa, do restaurante Orangeri. Sara e João Almeida notaram que o estabelecimento “tem as rampas de acesso bem adaptadas ao contrário de outras que não têm a elevação que deviam e que depois não se conseguem subir”.
Também Miguel Ribeiro, do café Oceano, entende que os estabelecimentos “têm a obrigação de receber as pessoas com mobilidade reduzida como clientes normais”, confessando que sente “orgulho” em poder receber o grupo da associação Salvador.
A Rota do Petisco é uma verdadeira odisseia de sabores, em forma de roteiro gastronómico pelo Barlavento Algarvio. Os participantes na Rota usam o seu passaporte para percorrer os diversos restaurantes aderentes, podendo petiscar, e beber um copo, em cada um por apenas 3€. A ideia é percorrer o máximo de “capelinhas” possíveis, com um grupo de amigos e descobrir tudo o que a cozinha algarvia tem para oferecer.
Fonte: Cofina Media Jornal
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários