
Turistas com deficiência foram petiscar em cadeiras de rodas
Turistas com deficiência foram petiscar. Há muitas barreiras e várias formas de ultrapassá-las. Foi este o sentimento que moveu um grupo de turistas com deficiência que participou numas miniférias organizadas pela Associação Salvador. Fizeram mergulho e vela adaptada, foram à praia e participaram na Rota do Petisco, que neste momento decorre nos conselho de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.
Frequentar um restaurante ou um bar é muitas vezes um pesadelo para quem tem problemas de mobilidade. Quem participa na Rota do Petisco tem a vida facilitada porque o passaporte da iniciativa gastronômica “informa quais são os estabelecimentos acessíveis para todos”, explicou ao CM Luís Matos, da associação Teia d’ Impulsos, que organiza o evento.
O grupo da associação Salvador foi a quatro estabelecimentos em Lagos, todos eles acessíveis a quem tem algum tipo de deficiência motora. “Toda a zona envolvente tem acesso para cadeiras de rodas e as nossas instalações estão preparadas para receber qualquer pessoa”, garantiu ao CM Humberto Costa, do restaurante Orangeri. Sara e João Almeida notaram que o estabelecimento “tem as rampas de acesso bem adaptadas ao contrário de outras que não têm a elevação que deviam e que depois não se conseguem subir”.
Também Miguel Ribeiro, do café Oceano, entende que os estabelecimentos “têm a obrigação de receber as pessoas com mobilidade reduzida como clientes normais”, confessando que sente “orgulho” em poder receber o grupo da associação Salvador.
A Rota do Petisco é uma verdadeira odisseia de sabores, em forma de roteiro gastronómico pelo Barlavento Algarvio. Os participantes na Rota usam o seu passaporte para percorrer os diversos restaurantes aderentes, podendo petiscar, e beber um copo, em cada um por apenas 3€. A ideia é percorrer o máximo de “capelinhas” possíveis, com um grupo de amigos e descobrir tudo o que a cozinha algarvia tem para oferecer.
Fonte: Cofina Media Jornal
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Código QR acessível. Tecnologia adequada abre caminhos para a acessibilidade.
Código QR acessível. Entenda as formas que este recurso deve ser utilizado para que possa trazer informação para pessoas com deficiência visual
Espasmos ou contrações involuntárias. Conheça o que é, e como tratar essa reação.
Espasmos ou contrações involuntárias. O tremor inesperado do seu corpo pode causar desequilíbrio e causar acidentes.
Bicicleta adaptada para cadeirante, um passeio acessível e inclusivo
Bicicleta adaptada para cadeirante. Conheça como é feito o equipamento e saiba os locais adequados onde pode andar com ele.
0 comentários