Acessibilidade para todos, benefício geral para a sociedade

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

24 de janeiro de 2024

Acessibilidade para todos. Quando se fala em acessibilidade, a primeira coisa que as pessoas pensam são nas pessoas com deficiência, e principalmente no usuário de cadeira de rodas. Mas a acessibilidade não é algo que traga benefícios somente para essas pessoas, na verdade a acessibilidade são facilidades que todas as pessoas também podem usar, por isso eu defendo a acessibilidade para todos. Isso é um dos conceitos que eu coloco nos meus cursos sobre acessibilidade e inclusão.

No vídeo abaixo, eu mostro o espigão de São Luís do Maranhão, que foi construído com a finalidade principal de proteger a costa da ação das ondas do mar, mas que acabou virando também um atrativo turístico, como um mirante. A construção tem 572 metros de extensão e na ponta de alarga, criando uma espécie de praça coberta. Entre a passarela e essa praça há um desnível, que tecnicamente é considerado como um degrau. Então o primeiro questionamento é, porque não foi construído tudo no mesmo nível? O planejamento não foi feito pensando numa acessibilidade para todos.

Acessibilidade para todos

Para proporcionar o acesso de pessoas com deficiência, foi construída uma rampa do lado esquerdo. Aqui não está em questão, a qualidade da rampa, pois ela tem boa inclinação, largura suficiente e uma sinalização, embora meio apagada. A questão é, porque toda a largura desse degrau, não foi convertida em rampa, e proporcionada assim uma acessibilidade para todos? Pois há pessoas de tropeçam nesses degraus, mesmo aquelas sem nenhuma deficiência, então a rampa representa segurança também. Além disso, o custo dessa adaptação e o tempo para ser executado, seriam mínimos. Sempre coloco este tipo de visão nas consultorias de acessibilidade que eu presto, mostrando a grandiosidade do benefício, mediante a um esforço tão pequeno.

Um bom exemplo de uma acessibilidade para todos, eu encontrei numa unidade do Sebrae São Paulo, onde a única entrada do local era através de rampa. Ou seja, pessoas com e sem deficiência utilizavam o mesmo tipo de entrada, não é necessário fazer uma entrada especialmente com acessibilidade. A prática disso, leva muito mais para o conceito de inclusão, pois criar acessibilidade só para as pessoas com deficiência, dependendo do caso, pode ser um tipo de segregação. Os conceitos de exclusão, segregação, integração e inclusão, eu sempre apresento em meus treinamentos.

No Metrô de São Paulo, que eu considero o melhor do mundo em relação à acessibilidade, nos vagões existem avisos sonoros, indicando a próxima estação e o lado do vagão que será o desembarque. Também há, acima das portas, um mapa com indicações luminosas, onde as estações que já foram passadas ficam acesas, a próxima estação fica piscante, e as outras ficam apagadas. Isso serve como acessibilidade, o sistema de voz para ajudar as pessoas com deficiência visual, e o mapa luminoso para ajudar as pessoas com deficiência auditiva. Mas na verdade, isso ajuda a todos, pois às vezes o vagão está cheio e você não consegue ver pela janela em que estação está, e nem consegue visualizar o mapa luminoso.

Uma outra variação da aplicação da acessibilidade, que sempre apresento em minhas palestras, é o exemplo do ônibus rodoviário acessível da Alemanha. A acessibilidade não é exatamente para a utilização de todas as pessoas, nesse ônibus há espaços para que a pessoa possa embarcar em sua própria cadeira de rodas. Mas as poltronas são removíveis de acordo com a necessidade de espaço, que pode acomodar até 12 cadeira de rodas, ou deixar completamente com poltronas. Então é um ônibus com acessibilidade para todos, no sentido que ele atende a todas as pessoas.

Vários dos exemplos que citei aqui, tem um artigo com informações mais completas em meu blog, então vale a pena dar uma pesquisada a mais. Também há informações semelhantes no meu perfil do instagram e no meu canal do YouTube, todas à disposição, e com publicações diariamente, ou no mínimo toda a semana. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, escreva nos comentário, pois assim fico sabendo melhor sobre o que as pessoas querem saber, e também outros leitores acabam colaborando, dando indicações ou até mesmo respondendo a questão feita, então participe!

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });