Acessibilidade na descarga por alavanca. A descarga, chamada de autoclismo em Portugal, é o dispositivo que é acionado para liberar uma carga d’água forte e repentina para limpar a bacia sanitária, também conhecida como privada. Podemos considerar como um importante equipamento, afinal se deixar de acionar a descarga, o ambiente fica com um odor desagradável, além de resíduos de urina e fezes expostos, que são prejudiciais para a higiene, pois podem atrair animais como moscas e pernilongos.
Para que a descarga tenha condições de ser acionada por uma pessoa com deficiência é preciso que ela esteja acessível. A acessibilidade começa no local onde ela está instalada, e geralmente fica na parte traseira do vaso sanitário. Este é o local padrão que todos instalam a válvula que aciona a descarga, mas não é o melhor dos locais, pois fica numa parte difícil de alcançar, se você estiver sentado na bacia sanitária, e mesmo quando estiver fora dela, a própria bacia sanitária se torna um obstáculo para alcançá-la. Então falta as questões importantes de aproximação e alcance.
Em uma viagem de trabalho à Europa, eu encontrei em um banheiro com uma acessibilidade muito boa, um botão de descarga que ficava na barra de apoio basculante lateral, então o alcance e aproximação eram ótimas. Só um problema, é que havia dois botões, e o outro era o botão de alarme, mas as funções não estavam identificadas. Sem querer eu apertei o botão de alarme e vieram me resgatar sem necessidade. Então a informação é outro ítem muito importante.
Acessibilidade na descarga por alavanca
Agora, passando para os dispositivos de descarga, basicamente existem dois tipos principais, que são os de pressão e os de alavanca. Na verdade, os dois são acionados por pressão, mas um tem um acessório adicional que é uma alavanca, e o outro a pressão é feita diretamente em cima de um botão.
Esses botões, quando são pequenos, dificultam bastante para quem não tem controle das mãos, e tem praticamente que mirar em cima do botão e manter a força em cima de um ponto específico. Então o tamanho do botão influencia muito, existem descargas onde a área de pressão é bem grande, quase do tamanho da tampa de uma caixa de sapato, e com isso a força para acionamento é distribuída pela área, suavizando a pressão.
E por falar nisso, outro detalhe importante é a força necessária para acionar a descarga. Já encontrei descargas onde era necessária uma força fora do normal, o que não corresponde às necessidades da acessibilidade. Na verdade, o fator força deveria ser suave para todas as descargas, afinal idosos não tem muita força, e geralmente utilizam os banheiros comuns, portanto as descargas de pressão suave deve ser um padrão.
Uma boa opção para descargas com acessibilidade, são aquelas que possuem alavanca. A alavanca é um recurso monocomando, que ajuda muito no acionamento, por isso é indicado ser instalado em diversas situações, como maçanetas, torneiras e outros lugares que precisem de um acionamento. Elas ajudam a minimizar a força, ítem mencionado anteriormente. Há descargas adaptadas, com botão de pressão, mas que é adicionado uma alavanca em cima do botão, e existem equipamentos onde a alavanca já é o próprio sistema de acionamento.
Geralmente são instaladas na parede traseira numa altura razoável. Também há um outro tipo, onde a alavanca é instalada no encanamento que fica exposto, na parte traseira do vaso sanitário. O problema dessa alavanca é a altura, que geralmente é baixa, além da força necessária para o acionamento, que geralmente é difícil.
Ainda existem descargas acionada por sensor, que apesar de serem teoricamente muito boas, pois não requer força, mas precisam estar em um bom local para que o sensor possa detectar a presença, além de constante manutenção. O custo acaba sendo maior, e em diversas vezes, esse tipo de equipamento eletrônico está quebrado, portanto não aconselho esse modelo.
Este é um ítem que sempre avalio em minha consultoria em acessibilidade, e que também ensino em meus cursos. Aliás, em breve estarei lançando um curso específico para acessibilidade em banheiros e vestiários, devido a importância que este ambiente tem para as pessoas com deficiência. Dependendo do tema e público alvo, é um assunto que também faz parte de minhas palestras, aulas e treinamentos. Assuntos relacionados podem ser vistos em meu perfil do Instagram e meu canal do YouTube, então me sigam por lá!
0 comentários