A semana da criança promete uma programação especial para todas as idades. Este ano, além das atividades recreativas, as pessoas portadoras de necessidades especiais, gestantes e idosas poderão passear pelo Zoológico em carros elétricos adaptados, que permanecerão após o mês das crianças. O lançamento do projeto foi realizado, na manhã desta terça-feira (08), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Parque Dois Irmãos.

”Os carros elétricos aos poucos vão substituir os carros que circulam pelo parque. Além de servir como transporte para pessoas com algum tipo de deficiência, eles não poluem”, explica o secretário de meio ambiente e sustentabilidade, Sérgio Xavier, que, durante o evento, divulgou a programação do Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado, 12 de outubro.

Entre as atividades que serão realizadas estão a exposição sobre tubarões, teatro e contação de histórias e oficinas, além dos os 600 animais em cativeiro que poderão ser vistos pela criançada. ”Vim ao Zoológico pela primeira vez e estou adorando tudo. Aprendi que não pode dar comida aos animais e jogar o lixo no chão” comenta a estudante Bruna Ribeiro, de 9 anos.

No sábado (12) e domingo (13), quando é esperado um público de dez mil pessoas, serão mobilizados 120 pessoas entre funcionários e monitores do parque, além da Dircom que ajudará no ordenamento e na fiscalização do comércio ambulante, na área externa do Zoológico, o que não agradou muito os comerciantes. ‘ A fiscalização está muito rígida. Não permitiram sequer a gente colocar as mesinhas ao lado da barraca. Como as pessoas vão comer”, argumenta a comerciante Maria da Penha.

Além disso, que, for ao Parque Dois Irmãos encontrará uma reforma na infraestrutura do local como a construção de novos banheiros, hospital veterinário, berçário, setores de quarentena e ampliação do espaço para chegada de novos animais. ”Os carros elétricos já fazem parte da modernização do Zoológico. Estimamos gastar cerca de R$ 40 milhões na reestruturação, o que vai permitir aumentar o número de animais dos atuais 600 para 2 mil. Seremos o Zoológico mais moderno do país”, diz confiante o secretário Sérgio Xavier.

Fonte: Leia Já

" });