Viva o Centro a Pé em Porto Alegre com intérprete de Libras e audiodescrição
A caminhada orientada Viva o Centro a Pé deste sábado, 1º, foi dirigida também a pessoas com deficiência visual e auditiva. Em um projeto piloto, a caminhada contou com a participação de profissionais de mediação em Libras e especialista em audiodescrição. Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, também compareceu para conhecer o projeto, que vai de encontro ao trabalho que sua empresa realiza. Shimosakai disse que está analisando junto com a Secretaria de Turismo do Estado do RS para implantar projetos de acessibilidade turística no estado.
Com saída às 10h do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, a caminhada teve duração de duas horas, com roteiro subindo a avenida Borges de Medeiros pelo Viaduto Otávio Rocha, até a Praça da Matriz, com apreciação do Monumento a Júlio de Castilhos (que fará 100 anos no próximo ano); Igreja da Matriz e visita interna ao Theatro São Pedro.
Orienta a caminhada o arquiteto Glênio Vianna Bohrer, mestre em arquitetura e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuação na área do Design, contando com trabalhos selecionados para o Salão Design Movelsul e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Autor do livro Arquiteturas Cisplatinas, é funcionário da Prefeitura de Porto Alegre desde 1982, onde coordena o Projeto Viva o Centro desde 2005 e é gerente do Programa Cidade Integrada.
Como esse roteiro é especial, dirigido também para pessoas com deficiência, participaram Simone Andréia da Costa Dornelles, que é intérprete de Libras, e César Fraga, na audiodescrição. Essa experiência, segundo Glênio Bohrer, pretende implantar esse sistema no calendário do Viva o Centro a Pé para 2013, com datas específicas.
Simone é formada em Magistério no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, graduanda em Pedagogia pela Ufrgs e formada em Libras Avançado/Rumo Norte. Traz no seu currículo a mediação em Libras na 8° Bienal do Mercosul/Margs, no Festival de Cultural Surda (Artes Visuais)/Ufrgs e na Exposição de Arthur Bispo do Rosário – A poesia do fio/Santander Cultural, entre outros trabalhos. César é jornalista, roteirista de audiodescrição e audiodescritor desde 2010, quando foi aluno da doutora em Linguagem e especialista em Audiodescrição Lívia Motta, pelo Instituto Vivo. Foi um dos roteiristas de AD do filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado, e de mais de uma dezena de curtas-metragens. As instituições voltadas a pessoas com deficiência serão informadas pelos coordenadores da caminhada.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é do Programa Viva o Centro e da Secretarias Municipal da Cultura (SMC), com apoio da Secretaria do Planejamento Municipal e do Gabinete da Primeira-Dama. Mais informações pelo telefone 3333-1873. Visite o site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários