Viva o Centro a Pé em Porto Alegre com intérprete de Libras e audiodescrição

por | 6 dez, 2012 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

A caminhada orientada Viva o Centro a Pé deste sábado, 1º, foi dirigida também a pessoas com deficiência visual e auditiva. Em um projeto piloto, a caminhada contou com a participação de profissionais de mediação em Libras e especialista em audiodescrição. Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, também compareceu para conhecer o projeto, que vai de encontro ao trabalho que sua empresa realiza. Shimosakai disse que está analisando junto com a Secretaria de Turismo do Estado do RS para implantar projetos de acessibilidade turística no estado.

Ricardo Shimosakai se prepara para subir a rampa escalonada do Viaduto Otávio Rocha

Ricardo Shimosakai se prepara para subir a rampa escalonada do Viaduto Otávio Rocha

Com saída às 10h do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, a caminhada teve duração de duas horas, com roteiro subindo a avenida Borges de Medeiros pelo Viaduto Otávio Rocha, até a Praça da Matriz, com apreciação do Monumento a Júlio de Castilhos (que fará 100 anos no próximo ano); Igreja da Matriz e visita interna ao Theatro São Pedro.

Orienta a caminhada o arquiteto Glênio Vianna Bohrer, mestre em arquitetura e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuação na área do Design, contando com trabalhos selecionados para o Salão Design Movelsul e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Autor do livro Arquiteturas Cisplatinas, é funcionário da Prefeitura de Porto Alegre desde 1982, onde coordena o Projeto Viva o Centro desde 2005 e é gerente do Programa Cidade Integrada.

Como esse roteiro é especial, dirigido também para pessoas com deficiência, participaram Simone Andréia da Costa Dornelles, que é intérprete de Libras, e César Fraga, na audiodescrição. Essa experiência, segundo Glênio Bohrer, pretende implantar esse sistema no calendário do Viva o Centro a Pé para 2013, com datas específicas.

Simone é formada em Magistério no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, graduanda em Pedagogia pela Ufrgs e formada em Libras Avançado/Rumo Norte. Traz no seu currículo a mediação em Libras na 8° Bienal do Mercosul/Margs, no Festival de Cultural Surda (Artes Visuais)/Ufrgs e na Exposição de Arthur Bispo do Rosário – A poesia do fio/Santander Cultural, entre outros trabalhos. César é jornalista, roteirista de audiodescrição e audiodescritor desde 2010, quando foi aluno da doutora em Linguagem e especialista em Audiodescrição Lívia Motta, pelo Instituto Vivo. Foi um dos roteiristas de AD do filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado, e de mais de uma dezena de curtas-metragens. As instituições voltadas a pessoas com deficiência serão informadas pelos coordenadores da caminhada.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é do Programa Viva o Centro e da Secretarias Municipal da Cultura (SMC), com apoio da Secretaria do Planejamento Municipal e do Gabinete da Primeira-Dama. Mais informações pelo telefone 3333-1873. Visite o site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });