Muitas pessoas no mundo são deficientes auditivas, sendo que algumas perderam a capacidade de ouvir no decorrer da vida e outras já nasceram com esse problema. Uma mulher, que se encaixava nesse segundo caso, está emocionando a comunidade virtual com um vídeo divulgado sobre os seus primeiros minutos ouvindo sons pela primeira vez.

Joanne Milne, de 40 anos de idade, sofre de uma rara doença chamada Síndrome de Usher e desde o nascimento ela era completamente surda. Nunca antes ela havia tido a capacidade de escutar qualquer som e sua vida era cercada de silêncio.

Porém, no mês passado, tudo isso mudou e Joanne foi submetida a uma cirurgia para a colocação de implantes cocleares bilaterais para restaurar a audição.

Emoção única

Após o procedimento, foram necessárias quatro semanas de recuperação até que os implantes pudessem ser ativados. No vídeo abaixo você pode conferir como foi a emoção de Joanne quando isso aconteceu.

Tomada pela emoção, lutando contra as lágrimas e tentando recuperar o fôlego, Joanne não consegue segurar o impacto de uma mudança tão incrível na sua vida, enquanto a sua médica faz alguns testes.

Devido à sua condição rara, Joanne — que ajuda pessoas com a mesma síndrome que possuiu — também perdeu boa parte da visão há cerca de 20 anos, o que tornou tudo ainda mais difícil. A conquista de ouvir será um grande passo em sua vida, como comentou a sua médica no vídeo.

Joanne disse: “Eu ainda estou em estado de choque. Eu tenho que aprender a reconhecer como são esses sons e como construir uma biblioteca deles no meu cérebro. Ouvir sons pela primeira vez é tão emocionante, desde o clique de um interruptor de luz até a água corrente. Estou muito feliz. Posso ouvir alguém rindo, os pássaros cantando e meus amigos. Eles não precisam mais tocar meu braço para chamar minha atenção”.

A Síndrome de Usher é uma condição genética ou hereditária, que afeta a audição de uma pessoa, além da visão e do equilíbrio. Uma pessoa diagnosticada com a Síndrome de Usher costuma sofrer perda auditiva desde o nascimento, podendo ser atingida ou não pela perda da visão.

Fonte: Mega Curioso

" });