Universidade Autônoma de Barcelona cria o OnTheBus, primeiro GPS para cegos
Com a adoção de GPS em celulares, a função está se tornando cada dia mais obrigatória, em grandes centros são importantes para verificar áreas de congestionamento, monitorar ou rastrear caminhos e lugares, localizar amigos ou parentes, quando são ativados programas que permitem pessoas compartilhar a geolocalização.
Agora, pesquisadores de Universidade Autônoma de Barcelona criaram o primeiro GPS para cegos, chamado OnTheBus, um aplicativo por enquanto disponível para Android e que poderá ser usado para viajar em grandes cidades.
Os pesquisadores informaram para o site da UAB, que seus é de um projeto universal que permite torná-lo adequado para pessoas com deficiência visual, auditiva ou deficiências cognitivas de qualquer nacionalidade e local, mas atualmente está disponível em inglês, italiano, espanhol e catalão. OnTheBus apresenta uma bússola e um acelerômetro e um suporte para sistema de posicionamento global, reconhecimento de voz, e uso das tecnologias de 3G ou Wi-Fi gratuitas.
O aplicativo fornece uma lista de rotas ótimas, o usuário faz uma escolha, e, em seguida, o aplicativo orienta o usuário para a paragem de autocarro mais e indica a quantidade de tempo restante até o ponto de ônibus
Uma vez no ônibus, o aplicativo informa ao usuário o número de paradas, sinais quando é hora de apertar o botão para sair, e continua a orientar o usuário para o destino. um aplicativo disponível no Google, e testaram em Barcelona, Madrid e Roma, e em breve em Helsinqui, Valencia e Zaragoza.
A equipe também quer incorporar outros serviços de transporte, como táxis, usar técnicas de realidade aumentada para localizar sinais de parada de caminhada e de paradas de transportes públicos, e também preveem a integração de redes sociais.
Fonte: Marcos Mucheroni
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários