
Um projeto sem limites. Tornar a vela acessível a jovens com deficiência
Sporting Clube de Aveiro apoia projeto gratuito para os velejadores com necessidades especiais e que funciona em regime de voluntariado. Psicóloga e terapeuta aplaudem estas iniciativas que promovem a autoestima
“Dá-me a sensação de que o vento hoje está muito bom.” Com a ajuda dos treinadores, Ana Lemos passa da cadeira de rodas para o barco. Veste uma camisola cor-de-rosa, que combina com a cor do convés. É hoje uma velejadora confiante, de sorriso sempre no rosto, tanto que fica difícil imaginar que quando começou a praticar vela, há quatro anos, tinha fobia da água. “Nas primeiras vezes, com a inclinação do barco, era assustador.” Com a prática – e a certeza de que o barco adaptado não vira -, perdeu o medo. “Tem sido uma experiência maravilhosa.”
Ana tem 27 anos e estuda Bioquímica na Universidade de Aveiro. Sofre de espinha bífida, uma malformação congénita ao nível da coluna vertebral”, que faz que viva presa a uma cadeira de rodas. Nunca tinha praticado desporto até ser desafiada a integrar o projeto Sem Limites, um programa de vela adaptada para pessoas com deficiência promovido pelo Sporting Clube de Aveiro (SCA). Faz parte de um grupo de cinco velejadores – juntamente com Jorge Ruivo, Ana Martin, Sofia Gonçalves e Gonçalo Gonçalves -, que participa em provas nacionais da modalidade.
Pontualmente, o SCA organiza ações com associações de pessoas com mobilidade condicionada e necessidades educativas especiais, que “beneficiam em muito”com iniciativas do género. “Antes de mais, a prática de exercício físico tem uma relação direta com o aumento do bem estar global. Depois, atividades como esta, dirigidas a pessoas com necessidades especiais, promovem a autoesti-ma – “nós também conseguimos fazer” – e isso tem um grande impacto na sua vida”, afirma Inês Afonso Marques, coordenadora da área infantojuvenil da Oficina da Psicologia.
Fonte: DN
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Espasmos ou contrações involuntárias. Conheça o que é, e como tratar essa reação.
Espasmos ou contrações involuntárias. O tremor inesperado do seu corpo pode causar desequilíbrio e causar acidentes.
Bicicleta adaptada para cadeirante, um passeio acessível e inclusivo
Bicicleta adaptada para cadeirante. Conheça como é feito o equipamento e saiba os locais adequados onde pode andar com ele.
8 Aplicativos de Acessibilidade para a Autonomia de Pessoas com Deficiência
8 Aplicativos de Acessibilidade. A tecnologia aplicada para minimizar ou solucionar problemas de acessibilidade encontrados no cotidiano.
0 comentários