A Lisbon Movie Tour convidou o Lisboa (In)Acessível para avaliar o passeio dedicado ao Filme do Desassossego de João Botelho. Ficamos felizes para ter recebido logo uma resposta favorável ao nosso convite.
O projeto “Lisbon Movie Tour” é uma ideia de Liliana Navarra que quis criar um guia para que os turistas estrangeiros saibam todos os locais que devem visitar na capital portuguesa. Liliana Navarra afirmou que “existem mais de 16 mil filmes que tiveram ‘locations’ (locais de rodagem) em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950 e quase todos são filmes americanos”. Estes percursos são projetados para grupos pequenos e podem durar entre uma a duas horas. Além disso, recorrendo a um tablet, o guia apresenta cenas dos filmes.
O meeting point foi na Praça Dom Pedro IV, averiguamos que se consegue chegar de metro (a estação do Rossio tem um elevador de superfície) ou de autocarro. Primeira dúvida, a Igreja de S. Domingos. A igreja tem uma entrada acessível mas com algum obstáculos no seu interior. Nada de incontornável, resolvemos o problema.
Continuamos o nosso passeio passando pela Praça da Figueira sem problemas.
Passeios pela cidade de Lisboa com a temática de filmes, acessíveis a pessoas com deficiência
Entramos a seguir na Rua da Prata, outra location do Documentário “Coração no escuro” de Maria Joana Figueiredo (making of do Filme do Desassossego). Aqui também se circula com facilidade, contudo que a calçada tem alguns buracos.
Passamos por baixo das arcadas da Praça do Comércio e chegamos até o rio Tejo e o Cais das Colunas.
Tiramos notas de eventuais alterações a fazer mas no final do passeio a Lisboa (In)Acessível aprovou o nosso passeio!! Queremos agradecer mais uma vez o tempo e a profissionalismo deste grupo e esperamos em breve poder ter mais passeios acessíveis.
SOBRE LISBOA (IN)ACESSÍVEL
É um grupo activo de cidadãos interessado na melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade em Lisboa, nomeadamente das referentes às pessoas com mobilidade reduzida/condicionada, e das com dificuldades sensoriais ou intelectuais.
Fonte: Lisbon Movie Tour