“Um Amigo Diferente”. Um musical para todos
O musical rock para crianças e jovens “Um Amigo Diferente?”, com texto e direção de Marcos Nauer, estréia no próximo dia 18 de junho no Oi Futuro. A peça é uma adaptação do livro homônimo de Claudia Werneck. A supervisão dramatúrgica é de Bosco Brasil. No elenco estão Bruno Trento, Fábio Nunes, Katya Alessi, Letícia Medella, Louise Marrie, Mariana Rebello, Pablo Ascoli e Victor Albuquerque. O espetáculo abre as celebrações pelos dez anos da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão e lança a campanha “Teatro Acessível: arte, prazer e direitos.” O musical, que tem trilha sonora de Maria Gadú, direção musical de Isadora Medella (com participação de Tatá Werneck, Marcos Nauer, Fábio Nunes e Moira Braga) e direçao de movimento de Duda Maia, pretende sensibilizar crianças e adolescentes para perceber que as diferenças estão em todas as pessoas, e compará-las é uma perda de tempo. Melhor é aproveitá-las. E divertir-se com elas.
“Um Amigo Diferente?” é o mais novo trabalho de Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, grupo que foi indicado ao Prêmio Faz diferença 2010, do jornal O Globo, na categoria Megazine, e que desde 2008 integra a Rede Latinoamericana de Arte e Transformação Social.
Sinopse
Lucas é um menino de nove anos e sempre foi considerado esquisito pelos vizinhos e colegas de classe. O seu grande sonho mesmo é ser um astro do rock. Na véspera do seu aniversário, o irmão mais velho o desafia a conseguir dois amigos em troca de seu álbum de figurinhas.
Lucas topa o desafio e, com a ajuda de seu fiel gato Bandidão, vai tentar de todas as formas encontrar a verdadeira amizade. No percurso dessa aventura, o menino descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida – verdade que nem sempre os adultos revelam.
Teatro Para Todos
Inovador, “Um Amigo Diferente?” é o primeiro espetáculo brasileiro para infância e juventude a ser apresentado com todas as acessibilidades previstas em lei, garantindo total acesso e participação a um público diversificado de crianças e adolescentes com e sem deficiência. Por isso o espetáculo é gratuito e garante conteúdo em braile e digital e audiodescrição para crianças e adolescentes cegos; subtitulação eletrônica e intérprete de Libras (língua de sinais brasileira) para crianças e adolescentes surdos e atendimento preferencial para o público com deficiência ou mobilidade reduzida -recursos que, embora garantidos por lei, são ainda pouco oferecidos nos eventos culturais brasileiros.
A peça é uma realização do Ministério da Cultura e da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão com patrocínio das empresas MRS Logística e White Martins, com o apoio da Lei Rouanet e Oi Futuro.
O Livro
A peça é inspirada no livro “Um Amigo Diferente?”, da jornalista Claudia Werneck, que será sorteado após cada espetáculo também em formatos digitais. Claudia é fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão.
O livro está em sua 10º edição e foi editado pela WVA Editora em 1996, tornando-se uma obra recomendada por Unicef e Unesco como leitura indispensável para crianças e adolescentes. Em 2001 foi traduzido para o espanhol e o inglês, e tem sido adquirido pelo governo federal para compor bibliotecas escolares públicas em todo o Brasil. Claudia Werneck é autora de 12 obras para crianças e adultos sobre diversidade e inclusão.
Estreia: dia 18 de junho (sábado), às 11h30
Local: Teatro Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Tel: (21) 3131.3060
(próximo ao metrô Largo do Machado / é acessível a pessoas com deficiência / não tem estacionamento próprio)
Horários: sábados e domingos, às 11h30
Entrada Franca (distribuição de senhas 30 min. antes do espetáculo)
Duração: 70 minutos
Capacidade: 84 espectadores
Classificação Etária: livre
Temporada: até 31 de julho
Fonte: Ler pra ver
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários