Turismo em Sergipe traça plano de acessibilidade
Com o objetivo de inserir Sergipe no roteiro de acessibilidade do turismo nacional, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), promoveram uma reunião com a coordenadoria geral de Políticas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, para juntos, traçarem um plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência – Viver sem Limite. Uma das propostas apresentadas durante o encontro foi o da “Praia Acessível”, que já funciona nas praias do litoral paulistano, que tem o intuito de criar pontes de acesso para o mar e a areia, o que facilitam o passeio de pessoas com necessidades especiais.
O plano Viver sem Limite luta a favor de autonomia, oportunidade, convivência e inclusão de todas as pessoas com deficiência no país. “Semana passada tivemos uma reunião para a apresentação do plano e propostas. Estamos acompanhando todas as secretarias que cooperam de alguma maneira com a inclusão dessas pessoas na sociedade”, acrescentou a coordenadora geral de Políticas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Raquel Pacagnella.
Com o papel de articuladora, a coordenadora apresentou propostas de inclusão para pessoas com necessidades especiais, a fim de alcançar o objetivo principal do plano, que é uma convivência social sem barreiras. “No Brasil, 45 milhões de brasileiros têm deficiência e precisam de uma atenção do Estado quanto a isso”, disse Pacagnella na reunião.
Para o Secretário de Estado do Turismo (em exercício) José Roberto Lima, o plano é uma demanda eminente que trará um diferencial aos atrativos turísticos para Sergipe. “A inclusão social no turismo por intermédio da acessibilidade é uma ferramenta capaz de atrair e satisfazer um público em potencial”, falou.
“Estamos iniciando a definição dos produtos adequados a cada um dos segmentos de público dentro da nossa estratégia de marketing. Uma das propostas, neste caso específico, é mapear os produtos e serviços que oferecem condições de acessibilidade às pessoas com deficiência, e paralelamente, capacitar os trabalhadores do turismo para atender a este público”, disse Carlos Nascimento, Coordenador de Marketing da Emsetur. Já a assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, afirmou que para a vida daqueles que não tem oportunidade de apreciar e viver as emoções que estão presentes na atividade turística por conta de algumas limitações, o plano Viver Sem Limite vem como uma excelente iniciativa do Estado.
No dia 31 de agosto, a vinda da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, concretizará a adesão do plano. A reunião com a ministra acontecerá no auditório da SEPLAG, às 8h30.
Fonte: infonet
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários