O Turismo de Portugal, em colaboração com a Federação Portuguesa do Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) elaborou o Guia de Boas Práticas de Acessibilidade – Turismo Ativo que consiste numa ferramenta de apoio às empresas de animação turística tendo em vista a diversificação dos seus serviços às pessoas com necessidades específicas, segmento crescente da procura turística. O Guia aborda os requisitos necessários para cada uma das 11 atividades selecionadas de Turismo Ativo, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência, produtos de apoio e recomendações.
Esta temática tem vindo a assumir uma crescente relevância na estratégia assumida pela revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), a qual contempla tornar Portugal num destino turístico acessível para todos, através do fomento de condições para o acolhimento de turistas com mobilidade reduzida nas infraestruturas e serviços turísticos (alojamento, animação turística e restauração), da implementação de programas integrados de desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis (espaços públicos, equipamentos culturais e de lazer, praias, transportes, atendimento, etc.), entre outras medidas.
Importa ainda destacar a crescente importância que a OMT – Organização Mundial do turismo tem vindo a dar ao Turismo Acessível, conforme se comprova pela publicitação das Recomendações sobre o Turismo Acessível, resultantes da 20ª assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada no Zimbabwe entre 24 e 29 de Agosto de 2013. A OMT defende que o Turismo Acessível deverá ser visto como uma oportunidade e não uma obrigação. Com a abordagem certa, o setor de turismo tem oportunidade de servir um mercado importante e em crescimento, conquistar novos clientes e aumentar a receita.
Nesse sentido, o Turismo de Portugal promove, a nível nacional, 5 sessões de divulgação do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade – Turismo Ativo, de 18 de fevereiro a 18 de março, de modo a dar a conhecer e sensibilizar as empresas de animação turística para as potencialidades deste segmento de mercado.
18 fevereiro | Faro
27 fevereiro | Porto
28 fevereiro | Coimbra
7 março | Odemira
18 março | Lisboa
Consulte o programa completo das sessões de divulgação.
Entrada Livre. Confirme a sua presença indicando a sessão pretendida para:[email protected].
Fonte: Turismo de Portugal
ola <3
vou te acompanhar, amei aqui s2
te segui, me segue?
passa no meu blog:
http://gilvaniagil.com/
presado senhor, tenho acompanhado vossa publicações, mas gostaria que me informasse, qual apossibilidade de uma pessoa que sofreu um avc quelhe comprometeu o equilibrio vir a faser uma viag
A possibilidade é total. Se tiver força de vontade e utilizar os meios adequados, consegue viajar tranquilamente. Qualquer pessoa consegue.