Turismo Acessível em Salamanca – itinerário sem fronteiras
Salamanca é a cidade universitária por excelência, sendo conhecida em todo o mundo pela sua riqueza artística: catedrais, palácios, igrejas… e tendências artísticas como o românico, o gótico, o plateresco e o barroco. Situada nas margens do rio Tormes, a sua extensão geográfica é de 12.336 Km², e conta actualmente com 159.000 habitantes.
Salamanca, apesar do seu clima extremo (Inverno frio e seco e Verão muito quente), reúne os atraentes suficientes para fazer da estadia daqueles que a visitam algo muito agradável , uma cidade onde as actividades relacionadas com o turismo e o lazer são as protagonistas. Salamanca foi, ao durante o ano 2002, Cidade Europeia da Cultura. Música, dança, exposições, representações ao ar livre… a Programação de Salamanca 2002 abrangeu tanto as últimas tendências culturais como o mais puro entretimento. Esta oferta turística completa-se com a sua original gastronomia e as suas festas populares de Lunes de Aguas, O Mariquelo e A Mariseca.
Para conhecer uma cidade não vale só olhar ou admirar, isso apenas nos deixa aproximar a uma parte dela, também lhe é preciso tocar, senti-la na sua pele, descobrir sua textura, reconhecer sua música, seu silêncio, cheirar, sentir seu aroma e a saborear em todas suas vertentes. Mas para a conhecer de verdade, além de se ter que pôr na pele de outros, observá-la com seus olhos, medir com suas mãos, e desta forma a poder entender como é, um ser vivo em mudança, em transformação, uma realidade complexa feita de muitos olhares e experiências.
Este itinerário pela cidade mostra que Salamanca é também um lugar aberto, sem impedimentos, sem fronteiras e isto faz com que possa desfrutar de uma maneira global e completa, convertendo-a assim numa cidade plena de todos e para todos.
Um empenho especial por eliminar todas as barreiras, não somente arquitetônicas. Uma tentativa para que as pessoas com algum tipo de incapacidade (psicológica, sensorial…) possam entender a cidade de uma forma próxima, acessível e aberta. Para que desfrutar de Salamanca seja uma realidade de todos nós.
ITINERÁRIO:
Plaza Mayor, Plaza del Corrillo, Rua Rúa Mayor, Casa de las Conchas, Clerecía, Rua de los Libreros, Universidade de Salamanca, Rua Latina Tavira, Plaza de Juan XXIII, Catedral Nueva, Catedral Vieja, Plaza de Anaya, Calle Cardenal Plá e Daniel, para continuar até à Plaza Mayor pela rua Rúa Mayor; ou pela Rua Compañía, Universidade Pontifícia, Plaza de San Benito, Plaza de las Agustinas e Rua Prior.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jR8-S0LRiv4]
Fonte: Salamanca Ciudad del Español
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Sensacional o vídeo sobre Salamanca, adorei
Moacir Baggio
Obrigado Moacir! Cadastre Seu email em no so portal para sempre receber Notícias interessantes como esta
Abraços