Telelibras Aventura – Ricardo Shimosakai estréia novo quadro do telejornal inclusivo da Vez da Voz
A vez da voz produz o primeiro telejornal inclusivo da internet e da Televisão Brasileira: o Telelibras, que mostra a diversidade racial entre os jornalistas, tem intérpretes de LIBRAS ao lado do apresentador e ainda conta com a equipe de repórteres com deficiência. Após editado as filmagens, são incluídas também narração, legendas e audiodescrição. Todos informam o que acontece no Brasil e no mundo, é voltado para o público surdo, que pouco entende a Língua Portuguesa e se comunica em LIBRAS, uma língua que não é universal, e que tem uma estrutura gramatical própria.
Ricardo Shimosakai estréia o quadro Telelibras Aventura, colocando matérias voltadas à acessibilidade e inclusão no lazer e turismo. O primeiro programa deste quadro foi feito na cidade de Socorro, destino que faz parte do projeto de acessibilidade do Ministério do Turismo e também um local bastante conhecido por suas atividades de aventura. Foram entrevistados diferentes personalidades que lidam com o turismo no destino de Socorro.
O primeiro vídeo mostra Sebastião Ginghini, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) no Parque Monjolinho, e falando sobre a acessibilidade no local. No segundo vídeo gravado no mirante da cidade, Carlos Tavares da Secretaria de Turismo conta como a cidade de Socorro tem trabalhado a questão da acessibilidade no turismo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JOq00ylrw04]
Criada em 2004, a Vez da Voz é uma OSCIP que luta pela inclusão da pessoa com deficiência. No Brasil, 24 milhões de pessoas precisam de acessibilidade em diferentes áreas, inclusive na comunicação. Com representantes em São Paulo e Campinas, a Vez da Voz é formada por profissionais com e sem deficiência. São jornalistas, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, estudantes, artistas, intérpretes e assessores da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescritora, editor, cinegrafista e webdesigner, que criam formatos inclusivos na mídia.
As ações da Vez da Voz são variadas e focam a comunicação, a informação e o adequado atendimento às pessoas com deficiência. Além do Telelibras também são desenvolvida a elaboração de materiais educativos, oferecimento de palestras, cursos e treinamentos em empresas, além de apresentações artísticas. A Vez da Voz existe para dar voz apara quem não tem vez. Na internet, os vídeos são semanais e gratuitos para download.
Fonte: Vez da Voz
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
11 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Oi Ricardo,
Parabéns a você e a Vez da Voz. Achei super legal essa parceria!
Permita-me apenas observar um detalhe que estranhei na notícia: a expressão “diversidade racial” me parece imprópria quando em referência a pessoas com deficiência. Afinal, não nos consideramos uma outra raça, não é mesmo?
A Vez da Voz está sendo uma grande parceira para realizar grandes planos. A expressão diversidade racial está inclusa na propria descrição que está no site deles. Mas isso é um pequeno detalhe diante do valor que eles representam
Olá Ricardo,
Desculpe se meu comentário soou como uma crítica. Não foi esta minha intenção, pois valorizo e respeito muito seu trabalho e o da Vez da Voz. Por mais cuidado que eu tome em tudo que publico, sempre acaba passando alguma coisa, e costumo agradecer aos leitores quando me corrigem.
Mas a expressão “diversidade racial” poderia ser substituída por “diversidade humana” sem prejuízo para a frase, e traduziria o conceito mais correto. concorda?
Sim, concordo. Não tomei isso como algo ofensivo. Não deixa de ser uma crítica, porém dependendo da forma como é interpretada, pode ser algo muito construtivo. Seria bom colocar isso diretamente para a Vez da Voz, vou encaminhar essa mensagem a eles.
Estou repassando a explicação de Cláudia Cotes, presidente da Vez da Voz. “O motivo do uso deste termo é que os jornalistas do Telelibras são de diferentes raças. O Jum é japonês, a Raquel é negra, a Roberta é loira e tem a pele bem clara… E além disso temos os repórteres com deficiência. Portanto, o Telelibras é um telejornal inclusivo que valoriza a diversidade nas diferentes raças e nas deficiências”
Muito bom Ricardo! O quadro Telelibras Aventura, vem mostrar que todas as possibilidades de comunicação ainda não foram exploradas, mas é uma larga avenida a ser trilhada.
É fim de ano, e desejo a você e a todos os seus leitores um 2011 de plenas vitórias! Abraços
Considero a comunicação um ítem de grande importância. Podem existir grandes oportunidades de lazer e viagens acessíveis, que se não chegarem ao conhecimentos das pessoas, terão um efeito muito pequeno apesar do grande esforço para executá-lo. Vejo isso em diversas situações, e poe isso a informação tem uma parte muito importante em tudo que faço
Foi um prazer poder acompanhar este trabalho maravilhoso, registrando momentos deste especial!
A todos o meu muito obrigada! Pelo convite, pela companhia, pelos bons momentos, pelo aprendizado … sempre!
Helena Quintana.
Vou guardar todos os bons momentos dessa viagem, o que inclui sua companhia e os momentos que pudemos compartilhar. Com certeza, todos os seus registros fotográficos serão utilizados em diversas situações, e lembrados com muito carinho.
Oi. Gostei de suas matéria e gostaria de saber endereço, telefone, custos gerais.
Acabei de conhecer por acaso no facebook e achei super interessante.
Olá Fábio,
Você gostaria dos dados de Socorro para realizar uma viagem? Caso seja isso, faça uma solicitação através do email [email protected] pois somos uma agência de viagens entre outras coisas. Abraços!