TAM terá banheiros com acessibilidade em aeronaves Airbus A320
A TAM será o primeiro cliente da Airbus a receber aviões da família A320 com opção de cabine destinada a passageiros com mobilidade reduzida, segundo informações divulgadas pela empresa. A parte traseira da cabine terá maior volume, contendo dois sanitários e uma galley – nome da área dedicada à armazenagem de alimentos e bebidas – menor.
A novidade nesta cabine é que dois banheiros podem ser transformados em apenas um, trazendo um espaço maior para pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com o comunicado. 39 novas aeronaves da companhia estarão equipadas com as cabines. Os aviões da família A320 operam principalmente na rota doméstica da TAM e as aeronaves com as novas cabines devem ser entregues a partir do último trimestre de 2013.
O Airbus-A320 foi o primeiro modelo de uma família de aeronaves especialmente projetada pela Airbus na categoria de um corredor (single aisle). É uma aeronave projetada para rotas médias e curtas e opera na maioria das rotas domésticas operadas pela TAM.
O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks. Além disso, os computadores do avião “assumiriam o comando” da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.
Fonte: Jornal do Brasil
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Ótima notícia,até que enfim…
Falta saber se a cadeira de rodas passará pelo corredor do avião para chegar até a cabine e o sanitário…
Provavelmente será uma cadeira própria da companhia aérea, de uso interno, mais estreita. Com certeza eles não irão modificar todo o desenho do avião para passar cadeira de rodas largas. Por isso o anúncio é somente em relação ao banheiro adaptado, e não da acessibilidade total na aeronave. Na verdade nem acessibilidade no banheiro eles falam, e sim de um espaço maior para uso.