A publicação inédita no mundo será lançada no próximo dia 18 de novembro, onde o público poderá ver aplicado os conceitos de sinalização voltados à acessibilidade. O livro se propõe a estimular o debate e a conscientização sobre a importância da sinalização como parte integrante e indissolúvel do ambiente humano. Um guia permanente para consulta de projetos com acessibilidade, que induz à reflexão dos diversos aspectos da ambientação de pessoas com deficiência, dá diretrizes e antevê produtos futuros de tecnologia assistiva.
O engenheiro e autor da obra, Frederico Viebig, espera que o livro seja uma referência quando o assunto for proporcionar a inclusão, pois dá diretrizes e antevê produtos futuros que permitem a ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Acessibilidade é definida como “a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. Para reforçar isso, a publicação ressalta as características temáticas da sinalização visual, a qual visa a comunicação por meio de sinais; a sinalização tátil, que envolve o tato como meio de assimilar a mensagem e a sinalização sonora, a qual o receptor recebe a mensagem por meio auditivo.
Frederico Viebig, engenheiro com graduação em Produção e Marketing e diversas especializações no Japão, Europa, EUA e Canadá. Sócio proprietário da Spring Signs Sinalização Gráfica Ltda e Diretor Geral da Arco Sinalização Ambiental Ltda. Ex-Presidente da ABSA – Associação Brasileira de Sinalização Ambiental, Coordenador do GT de Sinalização da NBR 9050 e da Norma Brasileira de Acessibilidade em Estádios.
O coquetel de lançamento da obra será dia 18 de Novembro de 2013 às 19h00 no renomado espaço Grand Cru Moema, em São Paulo (Al. dos Nhambiquaras, 614), às 19h00, onde todos estão convidados a conhecer o importante trabalho que irá contribuir para uma melhor qualidade de vida de mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência.
Fonte: Ânggulo Comunicação Estratégica
Vamos Ricardo?
Enviado via iPad
Sim, eu vou. Então vamos! Frederico é um amigão e você uma amigona. Prazer em dobro, fora outros amigos que devem ir, mais oportunidades de negócio, e conhecer novas pessoas. Beijos.
boa tarde Ricardo. Uma pergunta pertinente: Como vou ler esste livro sendo cega?
Olá Alice, realmente o livro não está preparado para cegos. O que se pode fazer, é utilizar um scanner que tranforma texto em áudio e grava num CD. Algumas bibliotecas de São Paulo possuem esse equipamento, ou também instituições voltadas para cegos.