Sesc recebe exposição voltada para a inclusão e acessibilidade
Em São Luís, a galeria de arte do Sesc está realizando várias atividades voltadas para a inclusão social e a acessibilidade. Uma delas é a exposição da artista plástica maranhense Adrianna Karlem. A ideia é estimular os visitantes a se relacionarem com o ambiente ao seu redor, por meio dos cinco sentidos do ser humano.
Cainhos que estimulam todos os sentidos do ser humano, assim é a instalação do “Labirinto das Sensações: universo de memórias”, da artista maranhense Adrianna Karlem. A exposição é parte do programa de arte e educação inclusiva do Sesc que já tem 16 anos. A intenção é fazer com que o visitante crie imagens sem contar com o auxílio da visão. “Criar imagens e também pensar em sensações, em possibilidades que, através dessa apreciação tátil, sensorial, objetiva, dessa apresentação do olfato também, ele possa ter outras sensações, que é a ideia da instalação, onde a gente trabalha com as lembranças, as recordações, a partir das sensações que a gente tem no cotidiano”, explica a técnica em Cultura do Sesc, Paula Barros.
Todos os níveis da percepção são testados. Para aqueles que não são deficientes visuais utilizam vendas e bengalas para auxiliar no passeio. Logo na entrada, o piso tátil dá o direcionamento. Na primeira parte da visitação, o visitante usa a audição, o olfato e o tato. Vendados, os visitantes experimentaram a sensação de tocar o desconhecido e tentaram descobrir as texturas e formas dos objetos. Durante o tour pela exposição, o olfato e a visão também são provocados. Como parte do projeto, várias oficinas voltadas para a inclusão e acessibilidade estão sendo realizadas pelo Sesc. “Temos uma série de palestras, de workshops que trabalham com a questão do braile das libras, do design inclusivo, dos recursos didáticos adaptados para o aluno com deficiência visual”, conta Paula Barros.
A exposição “Labirinto de Sensações: Universo de Memórias” pode ser vista até o dia 6 de dezembro, na galeria de arte do Sesc Deodoro, no centro de São Luís, das 9h às 17h30 tarde. As visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 3216-3830.
Veja o vídeo da reportagem, acessando o link a seguir “Labirinto de Sensações: Universo de Memórias”
Fonte: G1
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários