Senado aprova obrigatoriedade de cardápio em braile em bares e restaurantes

por | 26 dez, 2013 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

Os bares, lanchonetes e restaurantes podem ser obrigados a oferecer aos clientes pelo menos um cardápio em braille. Um projeto aprovado hoje pelo Senado torna obrigatória essa oferta para que clientes com deficiência visual possam ter acesso aos cardápios.

A medida foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado de forma terminativa. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser analisado no plenário da Casa.

Pela proposta, os estabelecimentos que não respeitarem a regra terão que pagar multa de R$ 100, reajustada com base no índice de correção dos tributos federais. A cada reincidência, o valor deve ser duplicado em relação ao cobrado anteriormente. O projeto não determina, porém, como deve ocorrer a fiscalização dos estabelecimentos.

“Obrigarmos que restaurantes, bares e lanchonetes ofereçam aos portadores de deficiências visuais condições igualitárias de atendimento é um ato de respeito e solidariedade”, disse a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora do projeto.

A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da proposta, disse que a mudança atende à convenção da Organização das Nações Unidas sobre direitos da pessoa com deficiência, além de complementar o Código de Defesa do Consumidor.

“As entidades privadas que oferecem instalações e serviços abertos ou propiciados ao público devem levar em consideração todos os aspectos relativos à acessibilidade para pessoas com deficiência. Todos são iguais perante a lei e que cabe ao Estado promover a defesa do consumidor”, afirmou Ana Rita.

Fonte: ABRASEL

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. Carminda

    Que maravilha!!! Até que enfim! abraços

    • Ricardo Shimosakai

      A obrigação já existia. Mas já que não funciona com a consciência ou pedidos, então o jeito foi colocar multas. Mas ainda irá precisar de fiscalização ou denúncias para dar certo.

  2. Ana Lucia C. Machado

    Já não era sem tempo! Aliás não só cardápios mas os informativos dos pontos turísticos daquela cidade. al.

    • Ricardo Shimosakai

      Muito ainda é preciso fazer para a pessoa com deficiência visual. O turismo é uma atividade onde a visão é muito explorada.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });