Seminário visa discutir acessibilidade nas obras relacionadas às Olimpíadas 2016
Acima, a representação visual do projeto finalizado do velódromo para as Olimpíadas 2016
Foi realizado em junho, o seminário sobre Acessibilidade e Desenho Universal Jogos Rio2016 e Legado, oferecido pela Empresa Olímpica Municipal (EOM), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). A mesa foi composta pela presidente e gerente de acessibilidade da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos e Verônica Camisão,respectivamente, da secretária da SMPD, Georgette Vidor e pela coordenadora do Comitê de Acessibilidade em Edificação da Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT), Adriana de Almeida Prado. O intuito era discutir acessibilidade e trocar conhecimento, ideias e experiências.
“É extremamente importante este seminário, este encontro, porque as obras estão acontecendo de forma rápida, e apesar da qualidade dos projetos, ainda existem erros na finalização. Então, a gente está aqui para entender a importância de uma obra 100% funcional e propagar conhecimento”, completa Georgette.
Dividido em 5 partes (Desenho Universal: Conceito, Coerência e Aplicação; Ações Governamentais para a Cidade Inclusiva; Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a Cidade; Oportunidades para Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística; e Transporte Acessível: Experiências e Propostas), o evento recebeu mais de 70 profissionais de arquitetura e engenharia.
Para a Verônica Camisão, da EOM, é preciso projetar todas as realizações urbanísticas da cidade visando a inclusão, e não adaptá-las depois. “A questão da acessibilidade é um processo e não um projeto”, explica.
Gagaça Cavalheiro, arquiteta da SMPD, diz que a falta de capacitação é a grande dificuldade para as novas obras. “A falta de arquitetos capacitados para realizar obras que realmente atendem as regras de acessibilidade é a maior dificuldade encontrada pelos responsáveis. Portanto, esse seminário é imprescindível”. A data dos novos seminários serão divulgadas em breve.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários