
Semana Cultural e Arte do MAM-SP na Língua Brasileira de Sinais
A Área de Acessibilidade do MAM-SP, promoverá do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a semana cultural Sinais na Arte, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira divulga e relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida dos surdos, que ampliaram seu espaço social. Nesse dia, várias instituições, associações e lideranças da comunidade comemoram os avanços e apresentam as novas metas de acessibilidade do público surdo.
O MAM-SP tem uma atuação fundamental e pioneira no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais. Em 2002, o MAM-SP iniciou o projeto Aprender para Ensinar, que tem o objetivo de formar jovens educadores surdos para receber o público surdo nas exposições do museu, em sua língua, libras. O projeto foi desenvolvido a partir da constatação de que o público surdo permanecia afastado dos circuitos da cultura, enquanto poderia ter acesso à riqueza do mundo das artes, considerando que a percepção visual é o seu modo privilegiado de acesso ao mundo.
Esse projeto nos mostrou o interesse de jovens e crianças surdas pelas artes, tanto pela apreciação como pela produção, e evidenciou a necessidade de haver educadores surdos em espaços culturais. Com o passar dos anos, os alunos formados no projeto Aprender para Ensinar, profissionalizaram-se e passaram a integrar as equipes de instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de SP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil.
Ampliando e desenvolvendo constantemente o trabalho de acessibilidade, o MAM-SP conta hoje como um educador surdo para receber o público surdo em qualquer dia e horário. Sendo um espaço público que tem como missão tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível, o MAM-SP busca sempre aprimorar sua comunicação na língua de sinais. Os funcionários do museu realizam curso de libras no horário de expediente.
A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras. No intuito de investir e possibilitar o desenvolvimento de um percurso artístico, o MAM-SP reúne alunos que passaram pelas atividades promovidas pelo museu para discutir, refletir e produzir arte. Esses alunos integram hoje o Corposinalizante, um coletivo de criação, pesquisa e intervenções artísticas. O coletivo produziu três filmes documentários sobre a cultura surda. Reconhecido como instituição que contribui com reflexão e ação para a inserção do diverso público no universo cultural, o MAM-SP recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Sentidos (2010) 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), Prêmio Ludicidade (2008), Prêmio Saúde e Cultura (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).
Programação da Semana Sinais na Arte:
Dia 26/09 (dom), Dia Nacional do Surdo
Local: Marquise do Ibirapuera
15h00 – Fotografia artesanal, com intérprete de libras.
16h30 – Arte com spray, com intérprete de libras.
18h00 – Apresentação da dupla de DJs Mixhell: Laima Leyton e Iggor Cavalera.
Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante (horário a confirmar)
Dia 28/09 (ter)
Local: Ateliê do MAM-SP
10h00 às 15h00 – Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo, com o educador Leonardo Castilho.
13h00 às 15h00 – Oficina de fotografia conduzida pelos alunos do curso Foco em libras
Dia 29/09 (qua)
Local: Auditório Lina Bo Bardi, MAM-SP
Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante, com comentários dos realizadores.
Dia 30/09 (qui)
Ateliê MAM-SP
15h00 – Oficinas artísticas conduzidas pelos alunos do Aprender para Ensinar
Dia 01/10 (sex)
Local: Ateliê MAM
14h00 – Oficina Sinais na Arte; com o artista Stephan Doitschinoff.
14h00 – Oficina: O corpo vibra, com integrantes surdos da equipe Vibração.
fonte: http://sur10.net
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nL-ldLmBH9U]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários