Semana Cultural e Arte do MAM-SP na Língua Brasileira de Sinais
A Área de Acessibilidade do MAM-SP, promoverá do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a semana cultural Sinais na Arte, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira divulga e relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida dos surdos, que ampliaram seu espaço social. Nesse dia, várias instituições, associações e lideranças da comunidade comemoram os avanços e apresentam as novas metas de acessibilidade do público surdo.
O MAM-SP tem uma atuação fundamental e pioneira no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais. Em 2002, o MAM-SP iniciou o projeto Aprender para Ensinar, que tem o objetivo de formar jovens educadores surdos para receber o público surdo nas exposições do museu, em sua língua, libras. O projeto foi desenvolvido a partir da constatação de que o público surdo permanecia afastado dos circuitos da cultura, enquanto poderia ter acesso à riqueza do mundo das artes, considerando que a percepção visual é o seu modo privilegiado de acesso ao mundo.
Esse projeto nos mostrou o interesse de jovens e crianças surdas pelas artes, tanto pela apreciação como pela produção, e evidenciou a necessidade de haver educadores surdos em espaços culturais. Com o passar dos anos, os alunos formados no projeto Aprender para Ensinar, profissionalizaram-se e passaram a integrar as equipes de instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de SP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil.
Ampliando e desenvolvendo constantemente o trabalho de acessibilidade, o MAM-SP conta hoje como um educador surdo para receber o público surdo em qualquer dia e horário. Sendo um espaço público que tem como missão tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível, o MAM-SP busca sempre aprimorar sua comunicação na língua de sinais. Os funcionários do museu realizam curso de libras no horário de expediente.
A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras. No intuito de investir e possibilitar o desenvolvimento de um percurso artístico, o MAM-SP reúne alunos que passaram pelas atividades promovidas pelo museu para discutir, refletir e produzir arte. Esses alunos integram hoje o Corposinalizante, um coletivo de criação, pesquisa e intervenções artísticas. O coletivo produziu três filmes documentários sobre a cultura surda. Reconhecido como instituição que contribui com reflexão e ação para a inserção do diverso público no universo cultural, o MAM-SP recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Sentidos (2010) 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), Prêmio Ludicidade (2008), Prêmio Saúde e Cultura (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).
Programação da Semana Sinais na Arte:
Dia 26/09 (dom), Dia Nacional do Surdo
Local: Marquise do Ibirapuera
15h00 – Fotografia artesanal, com intérprete de libras.
16h30 – Arte com spray, com intérprete de libras.
18h00 – Apresentação da dupla de DJs Mixhell: Laima Leyton e Iggor Cavalera.
Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante (horário a confirmar)
Dia 28/09 (ter)
Local: Ateliê do MAM-SP
10h00 às 15h00 – Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo, com o educador Leonardo Castilho.
13h00 às 15h00 – Oficina de fotografia conduzida pelos alunos do curso Foco em libras
Dia 29/09 (qua)
Local: Auditório Lina Bo Bardi, MAM-SP
Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante, com comentários dos realizadores.
Dia 30/09 (qui)
Ateliê MAM-SP
15h00 – Oficinas artísticas conduzidas pelos alunos do Aprender para Ensinar
Dia 01/10 (sex)
Local: Ateliê MAM
14h00 – Oficina Sinais na Arte; com o artista Stephan Doitschinoff.
14h00 – Oficina: O corpo vibra, com integrantes surdos da equipe Vibração.
fonte: http://sur10.net
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nL-ldLmBH9U]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários