SEDSDH convida cadeirantes, cegos e surdos para conhecerem a Arena da Copa
20 cadeirantes pernambucanos foram escolhidos para visitar a Arena da Copa. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) em parceria com o Consório Odebrecht, que abriu o estádio para o público restrito. Esta foi a primeira rota teste de lazer do Programa PE Conduz prevista na política Estadual da Pessoa com Deficiência e servirá para deslocamento desse público à lugares de diversão.
Além dos cadeirantes, 10 surdos e cegos também participaram do passeio. A SEDSDH disponibilizou ônibus, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescritor para a visita. Para o cadeirante Guilherme Vasconcelos, 25 anos, os acessos estão aprovados.”A Arena acertou principalmente na questão dos banheiros. Tem 48, entre masculinos e femininos, exclusivos para deficiantes, além de vagas especiais no estacionamento”, comenta.
O engenheiro civil Rodrigo Amorim, que trabalhou nas obras, explica que todos os acessos da arena são acessíveis, pensado para os deficientes, desde o estacionamento até a arquibancada. “A quantidade de vagas respeita as normas de proximidade dos portões do estádio, contando com catraca e entrada acessível em todas as entradas na arena, além disso, contamos com 7 mil metros de piso tátil, direcional e alerta, proporcionando aos deficientes autonomia de acesso e circulação pela arena multiuso”.
Projeto
O Pernambuco Conduz foi implantado para garantir o acesso das pessoas com deficiência física, com comprometimento da mobilidade, associada ou não a outra deficiência, de baixa renda, que não apresentam condições de se locomover com autonomia, nos demais meios de transporte coletivo, a fim de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos. Essa ação deu início a rota teste PE Conduz Lazer.
Fonte: Super Esportes
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários