São Paulo só possui 1 albergue adaptado para cadeirantes
Os albergues ainda têm muito o que melhorar, e um dos pontos mais necessários é a questão da acessibilidade, quase inexistente. Dos cinco albergues visitados pela reportagem, o único que tem um quarto com banheiro adaptado para pessoas com cadeira de rodas é a unidade de Pinheiros do Okupe. Para chegar a área de lazer há uma ampla rampa.
Já a unidade do Okupe na Vila Mariana não recebe cadeirantes. Deborah Cavalieri, dona do HI Sampa Hostel, na Vila Madalena, diz que o seu albergue passará por uma reforma no ano que vem – porque agora é época de a alta temporada – e pelo menos um dos quartos será totalmente adaptado, assim como o banheiro. O HI Downtown também não é adaptado.
No Casa Club, para chegar aos quartos é preciso subir uma escada. Leo Gomes, um dos sócios, diz que o “hostel” está em reforma e que os donos pensam em adaptar, “mas por enquanto o espaço físico não permite”. No Gol Backpackers, a escada fica do lado de fora. “Não conseguimos adaptar a casa”, afirma Alan Nicoliche, um dos sócios do local. “Mas pensamos em fazer um “hostel” adaptado futuramente, numa próxima unidade.”
A reportagem da Folha telefonou para outros albergues paulistanos para saber se um cadeirante poderia se hospedar na unidade. A situação é a mesma. O LimeTime, na Bela Vista, não recebe cadeirantes. A funcionária do HI Praça da Árvore informou que há dois quartos no piso térreo e que o albergue pode receber cadeirantes, embora não seja adaptado. Não tem, por exemplo, um item importante: barras no banheiro.
Inaugurado há oito meses na Vila Mariana, O 3Dogs também não é adaptado. “Infelizmente aqui tem muita escada”, afirma Vinicius Romão, dono do Oca Hostel, na Vila Mariana. No mesmo bairro, situação semelhante no Global Hostel: sem acesso. O Olah Hostel também não tem.
“Nós não temos esse acesso, mas é uma preocupação que temos e vamos melhorar”, disse Yuri Silva, recepcionista do Vila Madalena Hostel. No Sumaré, o Saci Hostel, inaugurado em abril deste ano, também não tem nenhum quarto adaptado.
Fonte: Folha.com
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
sobre albergues: o que é adaptado conta com cadeira higiênica? o que é preciso para pernoitar num albergue? obrigado!
Nem todo meio de hospedagem, seja ele qual for, possui cadeira de banho. É preciso entrar em contato com o estabelecimento para confirmar. A Turismo Adaptado está com uma campanha em cima disso. Para pernoitar num albergue, o procedimento é como em qualquer meio de hospedagem. Entre em contato e faça a reserva.