Santa Isabel recebe ópera acessível aos portadores de deficiência visual
Pela primeira vez, os pernambucanos com deficiência visual terão a possibilidade de apreciar por completo um espetáculo de ópera no seu Estado, e ainda em um dos teatros mais importantes do Recife: o Santa Isabel. É que na próxima sexta-feira (5), o clássico A Flauta Mágica será apresentado com a opção de audiodescrição, iniciativa inédita em Pernambuco.
Produzido pela Bersato Produção Cultural e baseada em uma das obras mais populares de Mozart (1756-1791), A Flauta Mágica estreia no Santa Isabel nesta quarta-feira (4), onde segue em curta temporada até o domingo (7). O serviço de audiodescrição será oferecido apenas na sexta-feira, graças a uma parceria com a VouVer Acessibilidade. “Estamos muito felizes em fazer esta parceria com a equipe da Bersato Produção. Por adorar essa ópera e defender que a cultura deve ser acessível para todos, não estamos cobrando pelo serviço. Infelizmente, como não conseguimos patrocínio para os outros dias, a audiodescrição só será realizada na sexta”, explicou Liliana Tavares, da Vouver, que fará a audiodescrição junto com a sua sócia, Andreza Nóbrega.
Embora lamente a falta de patrocínio, Liliana prefere destacar o lado positivo da iniciativa. “Estamos dando o primeiro passo. Torço para que o serviço se torne comum em Pernambuco, como já acontece na maioria dos teatros europeus, onde as pessoas telefonam e reservam o seu equipamento”, afirma Liliana.
A audiodescrição é realizada através de aparelhos individuais (os mesmos utilizados em eventos com tradução simultânea). Das cabines de isolamento acústico, profissionais especializados em ópera e em audiodescrição repassam informação sobre o cenário, figurino e até sobre a interpretação corporal dos artistas no palco. “As informações sobre o cenário e figurino são repassadas nos intervalos dos atos. Durante o espetáculo, realizamos a leitura das legendas dos enredos (exibidas no telão) e comentários sobre a atuação dos artistas. Mas é preciso técnica e atenção para não prejudicar a montagem. Não podemos fazer comentários durante os solos e falas dos atores”, explica Liliana.
Para a apresentação desta sexta-feira (5), serão oferecidos 50 aparelhos de audiodescrição. Os interessados podem fazer a reserva pelo e-mail [email protected]. Terão preferência as pessoas com deficiência visual (total ou parcial).
As pessoas que utilizarão o aparelho devem chegar ao Santa Isabel uma hora antes do início da ópera. Elas serão convidadas para um passeio pelo Teatro, onde conhecerão não só as instalações (localização de banheiros e saídas de emergência), como detalhes sobre a arquitetura, mobiliário e história do Santa Isabel.
ÓPERA – A Flauta Mágica é considerada um marco na história da música universal, pois seu enredo trata de toda simbologia e cerimônia de iniciação à maçonaria, e em sua música estão incluídas árias conhecidas de todos, como a da Rainha da Noite.
O elenco será acompanhado pela orquestra Ensamble Barroco Sonoro Oficio e o Quinteto de Sopros Arrecife. A direção de arte é assinada por Amarilis de Rebuá, já a direção musical fica por conta do maestro Sergio Dias. Este projeto tem o incentivo da Funcultura.
NOVAS APRESENTAÇÕES – No dia 14 de novembro, o Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindú) também receberá a ópera. Além desse local, o espetáculo será realizado gratuitamente nos municípios de Goiânia, 30 de outubro, Caruaru, 08 de novembro e Triunfo, 10 de novembro.
Serviço
Teatro Santa Izabel – Praça da República – Santo Antônio
04 a 07 de outubro – às 20h
Ingressos – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Fonte: UOL
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários