
Sala de cinema de Caxias exibirá filmes para cegos e surdos
O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho é pioneiro em Caxias do Sul em termos de democratização da arte. A partir de agosto, a Sala de Cinema Ulysses Geremia exibirá, todos os sábados à tarde, filmes especialmente para cegos e surdos.
Por meio de uma parceria com a Programadora Brasil – Central de Acesso ao Cinema Brasileiro, filmes nacionais com recursos de acessibilidade como a audiodescrição (AD) e o closed caption (legenda oculta ou CC) serão rodados.
O primeiro ciclo de exibições é experimental. Se a iniciativa funcionar, pode se tornar um programa permanente.
“A proposta do Ordovás é promover ações culturais que envolvam toda a comunidade. Este tipo de público é especial e a gente sente que pode colaborar de alguma forma. O nosso cinema não pode se furtar de oferecer essa oportunidade”, explica a diretora do Centro de Cultura, Maria Inês Périco.
A sala não será fechada apenas para deficientes visuais ou auditivos. O público em geral que quiser participar vai receber vendas para saber como é a sensação de assistir a um filme sem enxergar. A programação se inicia no próximo sábado, dia 7 de agosto, com o filme Vida de Menina.
Em seguida serão exibidos os longas Boleiros, Era uma vez o futebol, O Signo da Cidade e Eu me lembro. Todas as sessões terão entrada franca. Além da novidade, a reportagem da revista Almanaque também traz várias histórias bacanas de deficientes e suas relações com a arte.
Joci Michele Boff Villoz, 37 anos, é uma das entrevistadas. Deficiente auditiva, ela conta na reportagem como dança guiada pela vibração da música.
O link a seguir, irá abrir uma página onde será exibida uma reportagem em vídeo do Jornal Nacional, sobre cegos no cinema e a audiodescrição Ir ao cinema pode ser uma experiência fascinante para deficientes visuais
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários