Rota turística do Mato Grosso cria trilha para deficiente visual

por | 20 maio, 2011 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

As belezas naturais de Chapada dos Guimarães (MT) poderão ser sentidas também por turistas portadores de deficiência visual, aproveitando peculiaridades da vegetação do cerrado para promover inclusão no turismo. A primeira trilha de ecoturismo adaptada a este público está sendo montada no empreendimento Espaço Chapada Aventura, no Vale da Bênção, um dos muitos atrativos da cidade, a 64 km de Cuiabá.

A trilha é um dos 18 produtos que estão sendo formatados no programa Qualitur, implementado pelo Sebrae em Mato Grosso,  Secretaria de Desenvolvimento do Turismo e prefeitura municipal. O objetivo é melhorar a competitividade turística do município. Eles serão apresentados no Salão do Turismo de São Paulo, em junho, e a partir desta data começam a ser comercializados.

O empresário Enimar Ataíde, proprietário do Espaço Chapada Aventura, onde a trilha especial está sendo montada, explica que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ele, esta é a única trilha do gênero no Brasil. “O município de Socorro, em São Paulo, se profissionalizou em turismo para portadores de necessidades especiais, mas ainda não dispõe deste tipo de serviço”, compara.

Nomes de plantas em braille
Enimar destaca que a vegetação do cerrado é muito propícia a atividades com deficientes visuais e adianta que estão sendo instalados cordões com sinalização tátil (nós) e placas com nomes das plantas em Braille.

O empreendedor trabalha com turismo faz dez anos e há dois tem a empresa formalizada. No espaço, trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas. Atende a um público diversificado, numa faixa etária que vai de sete anos até pessoas idosas. Recebe grupos de até 50 pessoas, acompanhados por 12 condutores que atuam dentro de todos os princípios da segurança que esse tipo de turismo exige.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=azhFhtHupt4&feature=related]

Fonte: Pantanal News

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. Eurídice Villela da costa

    Muito gratificante pra quem começou nesta luta em 2003, tempo em pouco se falava ou se fazia, para incluir portadores de necessidades especiais no Turismo, ler sobre essas iniciativas de respeito aos direitos de todos! Parabéns mesmo, é isso aí vamos desinterditar os interditados, é assim queprefiro chamar os deficientes físicos, pois deficientes somos nós, enquanto sociedade, nas atitudes inclusivas!
    Euridice Villela da Costa (Turismóloga inclusiva)

    • Ricardo Shimosakai

      A deficiência não está na pessoa, mas nos locais ou serviços que não estão preparados para receber todos os tipos de pessoa. A hospitalidade é um fator muito forte no turismo, porém pouca gente sabe como realizar uma hospitalidade inclusiva. Estou, através de cursos e treinamentos, colocar esse conhecimentos aos profissionais e demais interessados

  2. Nildo Ribeiro

    Oi, adorei a matéria e achei muito interessante! É sempre bom saber que tem sido criadas alternativas e possibilidades de turismo para os portadores de necessidades especiais.

    • Ricardo Shimosakai

      A Turismo Adaptado sempre está explorando destinos, no Brasil e exterior, para identificar as questões de acessibilidade e também para adequar aquelas que ainda necessitam de melhorias.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });